BÉLGICA DESENVOLVE E TESTA DRONES ESPECIAIS CAPAZES DE MONITORAR A RADIAÇÃO

SWSWSWSA tecnologia que permite que drones sejam usados para realizar medições radiológicas foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Nuclear da Bélgica (SCK-CEN) e pela empresa aeronáutica belga Sabca. O equipamento de medição foi oficialmente acoplado a um drone, na presença da Ministra do Interior do país, Annelies Verlinden. Um contador de cintilação está conectado ao drone, explicou Johan Camps, chefe da unidade de Gerenciamento de Crises e Apoio à Decisão do SCK-CEN:  “O aparelho mede a radioatividade contando os flashes de luz causados pelo influxo da radiação ionizante, que por sua vez indica a magnitude da dose de radiação. Quanto mais luz, mais radiação.”

SCK-CEN e Sabca antecipam que o setor nuclear em breve poderá contar com a assistência dessas aeronaves não tripuladas. Os drones podem ser usadosAAA como parte de um programa de monitoramento, ou durante projetos de desativação ou planejamento de emergência, para realizar medições radiológicas sem qualquer intervenção humana. o diretor-geral do SCK-CEN, Eric van Walle(foto a direita), disse que “Isso resultará em um avanço significativo em termos de proteção contra radiação. Os drones nos permitem mapear cada canto e fissura, algo que não podemos alcançar usando medições feitas à mão ou de helicóptero. Em contraste com as técnicas de medição tradicionais, as informações já estão sendo recebidas enquanto o drone ainda está no ar. Portanto, recebemos informações em tempo real de um número maior de locais específicos.”

Os parceiros do projeto afirmaram que este é um projeto de demonstração para mostrar como os drones podem ser usados e os benefícios que oferecem. Os parceiros já estão convencidos, entretanto, de que o uso de drones permitirá ao setor nuclear realizar medições precisas em áreas extensas. Essas medições serão indispensáveis, afirmaram, para efeitos de caracterização das formas de radiação e da monitorização radiológica de sítios nucleares e arredores.

AQAAAA Sabca oferece dois tipos de drones – um drone de asa fixa que pode pairar autonomamente no ar por horas e um multicóptero, que pode carregar detectores mais pesados sem sacrificar a flexibilidade. O CEO da Sabca, Thibauld Jongen(foto a esquerda), informou que “A Sabca oferece soluções que atendem aos mais rígidos padrões da indústria aeronáutica, onde a segurança é sempre a consideração principal. Podemos usar essa experiência ao realizar missões complexas em condições desafiadoras A Sabca está testando o transporte de amostras médicas acima das cidades, a inspeção de turbinas eólicas no mar e a integração de drones no espaço aéreo comercial. Estamos extremamente satisfeito que nossa tecnologia agora pode ser útil para o setor nuclear. “

SCK-CEN e Sabca receberam o equivalente a US$ 1,2 milhãoem financiamento do governo e estão investindo somas adicionais no projeto: “Projetos inovadores com o objetivo de melhorar a proteção da população, do meio ambiente e dos colaboradores contam com meu total apoio.”, disse Verlinden ao mostrar a tecnologia. “Este projeto é o resultado de uma parceria público-privada entre o SCK-CEN e a Sabca. Os drones serão usados inicialmente como medida preventiva para estudar áreas de potencial contaminação radioativa. Também estamos nos preparando para uma possível remediação. Graças ao detector acoplado para um drone, as medições podem ser realizadas durante as crises sem qualquer intervenção humana. Isso maximiza a proteção dos colaboradores. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of