BNDES E FINEP VÃO APOIAR SETOR DE ETANOL E BIOMASSA COM R$ 2 BILHÕES

A seleção de projetos dos setores sucroenergéticos e sucroquímicos feita pelo BNDES e pela Finep chegou ao fim com 35 planos de negócios escolhidos, de 25 empresas. Serão investidos cerca de R$ 2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento, sendo que 13 dos projetos selecionados são voltados a pesquisas para etanol de segunda geração.

O suporte financeiro faz parte do Programa Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS), que pretende fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana-de-açúcar.

Participaram 57 empresas na seleção, sendo que foram apresentados 44 planos de negócios. Do total selecionado, 13 são voltados a pesquisas tecnológicas no setor de etanol a partir de celulose (o etanol de segunda geração), 20 para o desenvolvimento de novos produtos e 2 em gaseificação. O segmento de novos produtos, destinado a agregar valor à biomassa da cana, abrange desde intermediários químicos até plásticos biodegradáveis, passando por novos biocombustíveis, tais como diesel, butanol e querosene de aviação.

Algumas empresas que tiveram projetos contemplados foram Abengoa, Petrobrás, ETH Bioenergia, Bunge, Dow entre outras, mas só devem receber os recursos a partir do quarto mês de 2012. Veja a lista das empresas selecionadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of