BOLSONARO DIZ QUE ESTÁ BEM ENCAMINHADO O ACORDO PARA COMPRA DE DIESEL DA RÚSSIA

52179772362_bbbcf43f48_cO presidente Jair Bolsonaro disse hoje (11), durante conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, que está quase certo um acordo com a Rússia para compra de óleo diesel. Pouco tempo depois, já no Palácio do Planalto, o presidente afirmou também que o combustível poderia começar a desembarcar no Brasil em 60 dias.

Está acertado que em 60 dias [o diesel da Rússia] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo”, afirmou Bolsonaro. A fala aconteceu enquanto Bolsonaro se preparava para receber a presidente da Hungria, Katalin Novák, no Planalto.

Mais cedo, na conversa com seus apoiadores, o presidente indicou ainda que o diesel que será comprado dos russos terá um preço bem menor. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre os termos do acordo. O movimento visa garantir o abastecimento do mercado brasileiro neste segundo semestre, já que a Petrobrás sinalizou o risco de desabastecimento devido a uma série de fatores na conjuntura internacional.

O presidente russo, Vladimir Putin, já havia indicado no final de junho que o governo de seu país estava com planos de redirecionar seu comércio e suas exportações de petróleo para países do grupo dos Brics (grupo do qual a Rússia faz parte junto com Brasil, Índia, China e África do Sul). Seria uma forma de o Kremlin ganhar algum respiro diante das sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of