PETROBRÁS DIZ QUE ABASTECIMENTO DE DIESEL “REQUER ATENÇÃO ESPECIAL” NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO

dieselA Petrobrás publicou no início da noite de hoje (8) um comunicado alertando que o abastecimento de diesel no Brasil requer “uma atenção especial”, por conta da possível escassez do produto ao longo dos próximos meses. Entre os motivos para o alerta, estão o maior aumento sazonal da demanda no segundo semestre e indisponibilidades de importações das refinarias nos Estados Unidos e Caribe, por conta da temporada de furacões.

Com a aceleração da recuperação econômica mundial a partir do segundo semestre de 2021 e, notadamente, com o início do conflito no Leste Europeu em fevereiro de 2022, tem-se observado aumento dos preços e maior volatilidade nas cotações internacionais de commodities energéticas, em especial, do óleo diesel”, disse a Petrobrás no comunicado. A empresa alega que essa conjuntura reflete, principalmente, a menor oferta global de diesel frente à demanda presente, assim como as incertezas relacionadas ao futuro balanço desse mercado.

Além da maior demanda sazonal e de eventuais indisponibilidades de refinarias dos EUA e Caribe, outro motivo de alerta é a menor disponibilidade de exportações russas pelo prolongamento e agravamento de sanções econômicas ao país. “Em um cenário de escassez global, o abastecimento nacional requer uma atenção especial. Como o país é estruturalmente deficitário em óleo diesel, tendo importado quase 30% da demanda total em 2021, poderá haver maior impacto nos preços e no suprimento”, disse a companhia.

“Esse quadro se acentua dado que o consumo nacional de diesel é historicamente mais alto no segundo semestre devido às sazonalidades das atividades agrícola e industrial. Ressalta-se, também, que o mercado interno registrou recorde de consumo de óleo diesel no ano passado e essa marca deverá ser superada em 2022”, acrescentou a Petrobrás.

Por fim, a petroleira voltou a defender que é fundamental que a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado global seja referência para o mercado brasileiro de combustíveis, visando à segurança energética nacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of