BP AUMENTA INVESTIMENTOS EM PROJETO DE EXPLORAÇÃO DE GÁS EM OMÃ

Bob DudleyMesmo em um momento de desinvestimentos no setor de óleo e gás a British Petroleum anunciou a expansão do projeto Khazzan, em Omã. O empreendimento, parceria da companhia britânia com a Oman Oil, estatal local do setor, teve uma segunda fase de desenvolvimento confirmada, totalizando investimentos de cerca de US$ 16 bilhões.

Com o novo plano, o Bloco 61 será incorporado ao projeto, adicionando mil quilômetros quadrados aos 2,7 mil km² originais, de acordo com comunicado emitido pela BP. A projeção é de que a área produzirá 1,5 bilhão de pés cúbicos de gás por dia. “Khazzan é um grande recurso com potencial para produzir gás para Omã por décadas”, afirmou o CEO da BP, Bob Dudley (foto).

O novo projeto ainda precisa receber autorizações por parte do governo omani, que devem vir até o início do próximo ano. A extração de gás no local será realizada através da técnica de fraturamento hidráulico, já que o gás está preso em rochas impermeáveis e requer a utilização de técnicas não convencionais.

Omã exporta gás natural liquefeito para Espanha, Japão, Coréia do Sul e tem conversas com o Irã para a construção de um gasoduto através do Golfo Pérsico para. O país estuda começar a importar o insumo, para colaborar com a geração de energia elétrica. De 2009 para 2013, o consumo de GNL saltou de 520 bilhões de pés cúbicos para 774 bilhões.

A primeira fase do projeto está prevista para começar a entregar gás natural em 2017, e a segunda fase apenas em 2020. O projeto totaliza mais de 325, em um cronograma de 15 anos. A BP detém 60% do empreendimento e a Oman Oil os 40% restantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of