BRASIL FECHA CONTRATO PARA EXPLORAÇÃO DE RESERVAS MINERAIS NO ATLÂNTICO SUL

minério de ferroO investimento brasileiro em pesquisas minerais na região do Atlântico Sul deverá se consolidar, por fim, em um projeto de exploração. O governo brasileiro assinou nesta semana um acordo com a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA) para iniciar o processo exploratório de minérios em crostas ricas da área oceânica do Alto do Rio Grande. Firmado por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o tratado concede ao país o direito de explorar a região comercialmente pelos próximos 15 anos, em programa de investimentos estipulado em US$ 11 milhões.

Com o novo acordo, primeiro a ser firmado com uma nação do hemisfério sul, o Brasil poderá conduzir estudos e avaliações econômicas dos recursos minerais da área. O país vem realizando diversos projetos na região com o objetivo de estudar a capacidade produtiva do projeto, e já soma cerca de R$ 60 milhões em estudos ao longo dos últimos meses.

A área do Alto do Rio Grande apresenta potencial para exploração de cobalto, níquel, platina, manganês, tálio e telúrio. No total, o contrato permite a produção em uma área de 3 mil km², contendo 150 blocos de 20 km² cada. De acordo com a CPRM, o projeto de desenvolvimento da região estabelece que os cinco primeiros anos serão voltados à realização de estudos ambientais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of