BRASIL LANÇA ESTUDO SOBRE MATRIZ ENERGÉTICA EM CONFERÊNCIA NA ONU

Durante a Conferência climática da ONU (COP 19) na Polônia, o Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou o sumário executivo “Recomendações para política de energia elétrica do Brasil”. O documento apresenta medidas para diversificar a matriz elétrica do Brasil.

Dentre os pontos abordados, está a regulamentação de leilões por fontes e leilões regionais, cogeração e microgeração, licenciamento ambiental, maior eficiência em transmissão e distribuição e no consumo final.

Segundo relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), a mudança climática já estaria em andamento. Assim, a matriz elétrica brasileira, uma das mais limpas, estaria mais vulnerável, por ser predominantemente hidroelétrica.

De acordo com Raquel Souza, coordenadora da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima do CEBDS, “o objetivo (…) é contribuir para o desenvolvimento energético brasileiro, e principalmente, servir como ponto de partida para futuros estudos”. Também participaram do evento o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Augusto Klink, e a diretora executiva do CEBDS, Lia Lombardi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of