BRASIL VAI LIDERAR A DEMANDA POR NOVOS FPSOs NO MUNDO ATÉ 2022, COM 6 UNIDADES PREVISTAS

1582751801079O Brasil será o grande motor do mercado de FPSOs no restante de 2021 e também em 2022. Um novo levantamento indica que seis dos 14 navios-plataformas que devem ser contratos em todo o mundo no período terão como destino a costa brasileira. Já no segundo semestre deste ano, o setor mundial de óleo e gás deve encomendar mais quatro FPSOs, sendo dois para o Brasil – Mero 4 e Parque das Baleias.

O levantamento foi feito pela empresa de pesquisa energética Rystad Energy. Se confirmados todos os contratos esperados para 2021, o mercado de FPSOs fechará o ano com 10 encomendas. Já é mais que o triplo do número registrado no ano anterior (3). Esse dado, segundo a Rystad, indica “um rápido retorno na atividade de contratação de FPSO, apesar da pandemia Covid-19”.

fpso-pr

Tabela mostra previsão de contratação de FPSOs- clique para ampliar

Não é que os empreiteiros estivessem fora do mercado, existem atualmente mais de vinte FPSOs em construção, um dos quais deve entrar em operação ainda este ano. Mas depois de um fraco 2020, os prêmios recentes e os esperados estão dobrando o fluxo, garantindo que os fabricantes se mantenham ocupados nos próximos anos”, avaliou o analista de pesquisa de serviços de energia da Rystad Energy, Aleksander Erstad.

O levantamento lembra ainda que para Mero 4, a SBM Offshore foi a única licitante. Já o FPSO Parque das Baleias só recebeu propostas da Yinson. A Rystad acrescenta ainda que a cadeia de suprimentos de FPSOs está quase atingindo sua capacidade total, com vários fornecedores incapazes de assumir novos projetos.

Outros 10 projetos devem ser anunciados em 2022, igualando assim a demanda vista em 2021. A maior parte dos contratos de FPSO virá da América Latina, com quatro unidades com destino ao Brasil e uma a Guiana. Angola e Reino Unido deverão receber duas embarcações cada um; e a Austrália ganhará mais uma plataforma.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of