BRASIL PERDEU HOJE UM DOS MAIS IMPORTANTES EMPRESÁRIOS DOS SETORES DE ENGENHARIA E DO AGRONEGÓCIO

renato capaO Petronotícias abre espaço para uma homenagem especial ao empresário e engenheiro Renato Abreu, fundador do Grupo MPE, um dos maiores grupos de engenharia e agronegócio do país. Ele morreu nesta manhã(30) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi internado na sexta-feira (24) para dar continuidade a um tratamento de uma grave enfermidade na coluna cervical. Renato estava com 76 anos e deixa a esposa, Lourdinha Abreu Maia, a filha Cristiane Abreu, e um casal de netos, Ana Paula e Renato Abreu Neto. Amanhã (1º), haverá uma missa em sua memória, às dez horas, na Paróquia São Judas Tadeu e o sepultamento será às 12:45 h, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.

Natural de São Fidélis, no norte fluminense, onde passou a infância e adolescência até se mudar para residir na Casa de Estudantes da Universidade Federal do Rio defazenda camarão Janeiro, formou-se engenheiro e foi trabalhar na General Eletric do Brasil. Com sua habilidade e talento, cresceu dentro da empresa a ponto de liderar o grupo ao lado de seu grande amigo, Mário Aurélio da Cunha Pinto, e de outros engenheiros, para comprar o departamento de engenharia da GE. Juntos, transformaram a empresa num grande conglomerado, com ramificações na agricultura, pecuária bovina, suína, na criação de camarões, tilápias, soja, milho, algodão, frutas, açúcar e álcool, além da indústria pesada e da engenharia de montagens especiais. Renato nunca superou a ausência de seu amigo Mário Aurélio. Curiosamente, ele será sepultado na mesma data em que seu amigo morreu, em 2010.

pecuariaRenato Abreu era um mecenas, apreciador e investidor na cultura brasileira, criando e patrocinando shows, peças de teatro, produção de livros históricos, sempre promovendo o Brasil. Uma de suas criações, a coleção das melhores músicas brasileiras do século XX, escolhidas pela especialista Ricardo Cravo Albim, transformou-se em um presente do Itamaraty para delegações estrangeiras. Era um amante também de sua terra natal, onde tem duas fazendas de cana, frutas e pecuária. Na vizinha cidade de Campos dos Goitacazes, tinha duas usinas de açúcar e álcool.

Desde menino, Renato Abreu sempre foi ligado à Igreja Católica e um profundo conhecedor da Bíblia Sagrada. Devoto de Nossa Senhora, construiu uma igreja em cada uma de suas propriedades.  Também financiou a construção da única réplica perfeita da capela do Santuário de Fátima de Portugal, construída no Recreio dos Bandeirantes do Rio de Janeiro (foto à direita). Renato também  era o Provedor da Irmandade Imperial do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro.  Recentemente, ainda convalescendo, comemorou 50 anos de casamento com Lourdinha Abreu, realizando uma missa em sua própria casa, e recebeu uma mensagem manuscrita do Papa Francisco, abençoando o casal e desejando pronto restabelecimento.

santuarioPor suas ações, sempre foi homenageado em várias cidades recebendo a honraria de ser um cidadão honorário em cada uma delas. Para São Fidélis, Renato fez mais. Em homenagem aos seus pais, fundou o IRLA – Instituto Rena e Lídia Abreu – e através dele, auxilia as crianças e adolescentes da cidade, formando escolinhas de futebol, dando cunho profissional em todas as ações. Para o Distrito de Pureza, uma atenção especial: um centro de treinamento profissional, um campo de futebol com toda estrutura de um mini-estádio, um centro médico com ambulância e um consultório dentário. Tudo com acesso gratuito para os moradores do distrito e para os meninos e meninas que participam das atividades esportivas do IRLA. Deixou também plantado uma das mais modernas vinícolas do país (foto à esquerda), usando as uvas cabernet frank e Shiraz, produzidas na Serra Bela Joana, em São Fidélis.

vinicolaA visão cultural e o amor por sua região natal fez Renato Abreu negociar e comprar todo acervo do historiador musical Ricardo Cravo Albim, a mais completa coleção de todos os temas da música popular brasileira. Renato idealizou a construção de uma casa de shows moderníssima e um museu da MPB, do Instituto Cravo Albim, além de um outro museu contíguo homenageado a produção de cana do Brasil, dentro de uma antiga usina de produção de açúcar e álcool, que foi desativada. A usina foi construída no século XIX. Todo este projeto está em andamento e quase realizado, mas ainda não foi inaugurado.

50
Deixe seu comentário

avatar
49 Comment threads
1 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
49 Comment authors
Jorge Jardim GoulartFabio barbosaOuridesValdelitaMaria Eunice Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Carlos
Visitante
José Carlos

Meus pesames a familia e amigos, lamento a morte de um cidadão, e lamento ele não ter expandido sua VISÃO AQUI para o norte, no caso o Pará Brasil onde eu moro e sinto que precisamos de oportunidades para nos tornar um grande seleiro de personalidades e de negócios. Vamos diversificar e enxergar o Brasil como uma unica nação. Obrigado

Nebur Neves
Visitante
Nebur Neves

Verdade. Moro em Belém. Precisamos

Sebastião Gonçalves Vieira
Visitante
Sebastião Gonçalves Vieira

Meus sentimentos a todos familiares

Luis Carlos Moreira
Visitante
Luis Carlos Moreira

Bom é Ter a ciência da vida, que está em Cristo Jesus, para este dia, onde todos sem acepção ressuscitará para a Vida eterna, seja esse pobre ou rico; porque Deus não faz acepção de pessoas, portanto, vamos orar pela família! Amém.

Weber Pereira Rocha
Visitante
Weber Pereira Rocha

Um grande homem de Deus, e sem dúvida uma grande perda para nós, mas uma conquista para o céu!
Meu mais sinceros pêsames a família.

Luiz zuba
Visitante
Luiz zuba

Meus pêsames!
Todo grande homem deixa uma lacuna quando parte.
Mas, as pessoas que agente admira, ama, não morre parte antes da gente,
Vai em paz irmão!

Serli
Visitante
Serli

Meu profundo sentimento a familia do sr Renato,

ALAN
Visitante
ALAN

DEUS CONTINUE ABENÇÔANDO A TODOS!!! JESUS CRISTO CAMINHO VERDADE VIDA

Adriano Aparecido de Oliveira
Visitante
Adriano Aparecido de Oliveira

Meus sentimentos a todos familiares e amigos de Renato

Jorge Luis Ribeiro
Visitante
Jorge Luis Ribeiro

Meus sentimentos à familia, amigos e colaboradores do Grupo MPE o qual trabalhei por mais de 20 anos.

Ulysses Suzano
Visitante
Ulysses Suzano

Meus sinceros sentimentos aos familiares. O Brasil, perde um grande cidadão, cujo trabalho sempre será lembrado pelo seu legado deixado para todos nós! Homem inteligente e de família. Pelo Cepo, se conhecem os frutos !Ulysses Suzano