BRASKEM SE ASSOCIA A HOLANDESA ADVARIO NO INVESTIMENTO DE US$ 400 MILHÕES PARA CONSTRUIR UM TERMINAL DE ETANO NO MÉXICO

stefanA Braskem Idesa anunciou um acordo para a construção e operação de um terminal de importação de etano em Veracruz, no México. O Terminal Química Puerto México (TQPM) terá a participação da Advario, com 50%. Com este investimento, estimado de US$ 400 milhões, o projeto tem previsão de iniciar sua construção no próximo mês e conclusão até o final de 2024. As obras serão realizadas em Veracruz, nos municípios de Coatzacoalcos e Nanchital, em um terreno perto do norte da lagoa de Pajaritos, com uma área de 10 hectares e ligada ao complexo BI através de uma conduta de 11 quilômetros. Também será construído um novo cais na lagoa de Pajaritos com área exclusiva para operações com etano criogênico. Esta obra é um importante projeto de infraestrutura que faz parte do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec.

A Advario é a divisão holandesa da empresa alemã Oiltanking, especializada na construção, financiamento e operação de terminais portuários com foco em infraestrutura,tpqm logística para armazenamento de produtos líquidos a granel, incluindo gases criogênicos, hidrocarbonetos e petroquímicos. A empresa possui um portfólio de empresas de terminais de armazenamento que opera nos cinco continentes em 21 países, incluindo o México. A empresa tem uma forte orientação para o cliente e oferece uma infraestrutura sob medida para cada projeto. Foca em serviços seguros, eficientes e confiáveis na construção e operação de suas instalações.

Com esta associação, o BI trabalhará com uma das empresas mais conceituadas do setor, que agregará tecnologia, conhecimento e segurança nas operações de TQPM. Estamos advariomuito satisfeitos com o anúncio da parceria”, disse o CEO da Braskem Idesa, Stefan Lepecki. Já o CEO da Advario, Bas Verkooijen (foto à esquerda), falou que a empresa tem orgulho de fazer parceria com a Braskem Idesa neste projeto. “O desenvolvimento do Terminal Químico do Porto do México é outro exemplo importante do compromisso da Advario em fazer parceria com líderes do setor e focar em oportunidades de crescimento em produtos químicos, gases e novas energias. Estamos ansiosos para uma colaboração longa e bem-sucedida e trazer nossa profunda experiência para este projeto emocionante”, destacou.

O TQPM é um projeto greenfield, pois tudo será instalado em uma área onde não há infraestrutura disponível e impactará positivamente a cidade de Coatzacoalcos e Nanchital na geração de empregos, contratação de fornecedores e criação de nova infraestrutura logística para a região e o estado de  Veracruz. A expectativa é gerar cerca de 2.000 empregos durante sua construção, enquanto a maior disponibilidade de etano sustentará outras cadeias produtivas importantes para a indústria petroquímica do país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of