BRATECC MOVIMENTA EVENTOS PARALELOS À OTC DE HOUSTON E BUSCA NOVAS PARCERIAS NA INDÚSTRIA

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – 

Bratecc Cid OTC 2015 - tarjaA Câmara de Comércio Brasil-Texas (Bratecc) vem ampliando sua atuação nas relações econômicas entre empresas brasileiras e americanas, com destaque para o setor de óleo e gás, e este ano preparou uma programação intensa para os dias da Offshore Technology Conference, que acontece em Houston (EUA). Dentre os eventos paralelos preparados pela instituição, estão previstas palestras do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, da Diretora-Geral da ANP, Magda Chambriard, e do novo presidente do IBP, Jorge Camargo, entre outros nomes de peso do segmento. O Diretor Executivo da Bratecc, Cid Silveira, conta que conseguiram conquistar importantes parcerias desde a última edição da conferência e agora estão buscando ampliar ainda mais o escopo das relações comerciais entre os dois países. Além disso, ele vê a possibilidade da visita da Presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos este ano como uma chance importante para a realização de novos negócios e acordos. “Apesar do momento sensível por que passa o setor, temos uma expectativa positiva em termos de pessoas comparecendo, e em especial com relação à presença do Brasil, cuja delegação é bastante numerosa este ano”, afirmou.

Como será a participação da Bratecc na OTC?

A Bratecc participará de forma bastante ativa, procurando, como sempre, divulgar os sucessos da indústria brasileira no setor de óleo e gás, assim como o prêmio recebido pela Petrobrás pelo desenvolvimento técnico do pré-sal.

Quais os eventos programados pela Bratecc para esta edição da OTC?

Teremos nosso tradicional Bratecc Offshore Breakfast com o tema “Oil & Gas in Brazil – Scenarios and Opportunities”, a ser realizado na quarta-feira, 6 de maio, onde a Diretora Geral da ANP, Magda Chambriard, será a palestrante principal. Participarão também como palestrantes Paulo Alonso, do Prominp, Cristina Pinho, Gerente Executiva da Petrobrás, e o novo presidente do IBP, Jorge Camargo. Este ano, estaremos também recepcionado o Ministro das Minas e Energia do Brasil, Senador Eduardo Braga. Este segundo evento será realizado na segunda-feira, dia 4 de maio, no Hotel St. Regis, um dos mais conceituados de Houston.

Qual o foco da apresentação do ministro Eduardo Braga?

Não sabemos os detalhes da apresentação que o Ministro Eduardo Braga fará durante o cocktail da Bratecc, mas esperamos que seja algo com uma mensagem bastante positiva para a indústria brasileira e a comunidade internacional.

Quais as expectativas com a conferência deste ano?

Apesar do momento sensível por que passa o setor, temos uma expectativa positiva em termos de pessoas comparecendo, e em especial com relação à presença do Brasil, cuja delegação é bastante numerosa este ano. O setor de óleo e gás como um todo está se reposicionando em relação ao novo patamar de preço do petróleo, e a Petrobrás e a indústria brasileira devem comparecer em busca de oportunidades mesmo no mercado americano.

Que tipo de parcerias a Bratecc tem buscado?

Vemos grandes possibilidades de interação entre os dois países neste setor. Acredito que existe uma expectativa de aumento significativo de negócios, tendo em vista algumas notícias sobre uma possível visita da Presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos ainda este ano. Neste cenário, a BRATECC tem sempre servido de veículo para parcerias que beneficiem as indústrias brasileiras e americanas.

Como tem sido o trabalho da Bratecc no último ano?

Em nosso evento durante a OTC de 2014, tivemos a felicidade de assinar acordos de cooperação entre Bratecc e várias entidades brasileiras, como a Secretaria de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, a AGDI do Rio Grande do Sul e a Investe São Paulo. Tivemos um sucesso significativo em nossos esforços no sentido de desenvolver a atuação da Bratecc em outros setores como agribusiness, cuja parceria com a AmCham Brasil já nos rendeu uma Trade Mission exclusiva de Goiás, com muito sucesso, em março de 2014.

Quais os objetivos para 2015?

Esperamos ampliar ainda mais nossas parcerias. Tivemos em passado recente experiências de cooperação de sucesso com entidades do porte, como Suape, por exemplo, mas especialmente com entidades da área de óleo e gás. A maioria delas concentradas no Rio de Janeiro, dando continuidade ao excelente relacionamento que sempre tivemos com Amcham-Rio, a Firjan e a ONIP, para citar apenas algumas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of