C-TANK PREVÊ ALTA DE 30% EM SEU FATURAMENTO EM 2022 E PREPARA NOVA EXPANSÃO DE QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

rogerioO cenário positivo no mercado de óleo e gás está trazendo novas e boas perspectivas para a empresa brasileira C-Tank, especializada em soluções ambientais integradas. Até aqui, a companhia já garantiu importantes contratos para o restante do ano, como serviços de limpeza e descontaminação de NORM (materiais radioativos de ocorrência natural) em vasos e tanques de um FPSO no Espírito Santo. Em paralelo, a empresa também está realizando outras atividades de limpeza em FPSOs e em sondas de perfuração. Para dar conta do volume de negócios, a C-Tank – que faz parte do grupo C-Ambiental – já expandiu consideravelmente seu quadro de funcionários. “Nos últimos cinco meses, aumentamos em 40% o nosso efetivo de mão de obra, justamente para atender à demanda crescente”, disse um dos sócios-diretores da companhia, Rogério Calderaro (foto). O executivo, que lidera a empresa ao lado do sócio Rafael Pariz, revela ainda um arrojado plano de investimentos visando a expansão do grupo. Ao todo, a empresa pretende aplicar 20% de seu faturamento nos próximos três anos.  Os recursos serão investidos em digitalização, inovação e contratações. “Até o final do ano, a C-Tank deve contratar mais 100 pessoas, terminando 2022 com cerca de 400 funcionários”, contou. Calderaro falou ainda sobre o lançamento da nova empresa do grupo, a C-Safety, que produz exaustores para atmosfera potencialmente explosiva, e fez projeções para o restante do ano. “Permanecemos muito otimistas com a atividade de O&G no Brasil e estimamos um crescimento de 30% no nosso faturamento com as atividades offshore”, concluiu.

Para começar nossa entrevista, poderia falar aos nossos leitores como tem sido o volume de negócios no setor de óleo e gás até aqui e qual a expectativa para o restante do ano?

WhatsApp Image 2022-05-17 at 20.15.25Com o surgimento da covid 19, as empresas do setor foram forçadas a reduzir a quantidade de pessoas a bordo das unidades e, consequentemente, diversos serviços foram postergados. Essa situação criou uma demanda reprimida muito grande no mercado, que deve ser gradualmente reduzida nos próximos anos. Para o ano de 2022 já estamos observando um crescimento acelerado nos projetos ambientais, com retomada nas campanhas de limpeza de tanques, descontaminação NORM, descomissionamento, entre outras atividades.

Paralelamente a isso, o início da guerra na Ucrânia desestabilizou o mercado de O&G e elevou a cotação do barril do petróleo para níveis acima dos US$ 100. Nesse patamar de preço, as grandes operadoras precisam de serviços com alta performance para evitar interrupções desnecessárias em suas unidades e projetos de perfuração que estavam adormecidos começaram a se intensificar em nosso litoral.

Considerando todos esses fatores, permanecemos muito otimistas com a atividade de O&G no Brasil e estimamos um crescimento de 30% no nosso faturamento com as atividades offshore.

Quais são os serviços que estão sendo mais demandados até aqui?

Atualmente, o grupo C-Ambiental conta com cerca de 300 funcionários. A maior parte desse efetivo está sendo empregada para atender, principalmente, serviços de limpeza de tanques de FPSOs. Temos contratos com as principais empresas IOCs e armadores de FPSOs. Além disso, atuamos ainda na parte de perfuração, abrangendo serviços em unidades de perfuração, barcos de apoio e terminais portuários. Vale destacar também que, nos últimos cinco meses, aumentamos em 40% o nosso efetivo de mão de obra, justamente para atender à demanda crescente.

E quais as novidades que o grupo está apresentando ao mercado neste momento?

WhatsApp Image 2022-05-17 at 20.23.12O grupo C-Ambiental é muito conhecido através da C-Tank, empresa referência em soluções de limpezas industriais. Entretanto, desde o início do ano, estamos apresentando ao mercado a C-Safety, empresa do grupo especializada na venda e locação de equipamentos para espaço confinado e trabalhos em altura.

A C-Safety surge como a primeira empresa brasileira a fabricar exaustores para atmosfera potencialmente explosiva, com certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e índice de conteúdo local de cerca de 96%.

Passamos muitos anos dependendo exclusivamente dos equipamentos importados, que geralmente apresentavam problemas, pois não eram compatíveis com a realidade brasileira – além de possuírem um custo de aquisição muito elevado, uma vez que poucas empresas comercializam esses produtos. Mas agora, pela primeira vez, graças à C-Safety, nós temos no Brasil a fabricação de equipamentos robustos, de alta performance, desenvolvidos para atender as particularidades das operações no Brasil e com preços bastante competitivos.

Com certeza, vamos ganhar muito mercado nos próximos anos com a C-Safety. É a nossa maior aposta de crescimento.

Na nossa última entrevista, falamos também sobre as atividades da C-Tank em descontaminação de NORM. Poderia falar de novos avanços dentro dessa área de atuação?

WhatsApp Image 2022-05-17 at 20.23.12 (1)A C-Tank foi a primeira empresa certificada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para realizar a limpeza e descontaminação de NORM em vasos e tanques. No passado, nossa empresa já atuou em dois projetos de descomissionamentos de FPSOs, todos no litoral do Rio de Janeiro. Agora, nós fomos contratados  para atuar no descomissionamento de um FPSO no litoral do Espírito Santo, envolvendo limpeza e descontaminação de toda a embarcação. Essa atividade, que será iniciada no próximo mês, é um dos projetos mais complexos dentro desse segmento de serviços ambientais, pois envolve muita mão de obra, planejamento, processos de controle e certificação. O projeto deve durar seis meses e vamos atuar com cerca de 40 profissionais nessa atividade de descomissionamento.

Por fim, poderia falar qual será a estratégia do grupo para continuar crescendo dentro do mercado de óleo e gás?

Para aproveitar esse momento de retomada no setor de óleo e gás, o grupo C-Ambiental vai investir pesado nos próximos três anos. Infelizmente, não posso mencionar o valor, mas posso adiantar que esse montante será correspondente a 20% do nosso faturamento anual. Esses recursos estão sendo aplicados principalmente na parte de digitalização das informações, inovação, contratações estratégicas de profissionais, treinamento e aquisições de equipamentos. Eu acredito que, com isso, vamos conseguir aproveitar esse novo ciclo de crescimento do mercado de óleo e gás. Até o final do ano, a C-Tank deve contratar mais 100 pessoas, terminando o ano com cerca de 400 funcionários.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of