CAZAQUISTÃO MANTÉM CORTE DE 20% NA PRODUÇÃO DE URÂNIO PARA MANTER PREÇO ESTÁVEL

aqqaA Companhia Nacional Atômica do Cazaquistão, a Kazatomprom, vai continuar a flexibilizar a produção de urânio em 20% até 2022. A empresa também está mantendo a redução dos mesmos 20% em 2021, sem produção adicional planejada para substituir os volumes perdidos em 2020 devido às medidas tomadas para combater a Covid-19. A Kazatomprom anunciou em dezembro de 2017 que reduziria a produção planejada de urânio em 20%, em comparação com os níveis planejados nos Contratos de Uso do Subsolo, ao longo de três anos a partir de janeiro de 2018. Em agosto passado, ela disse que iria estender a redução da produção até 2020, em uma decisão que refletiu o fato de o mercado de urânio, que  ainda está se recuperando de um período de excesso de oferta com os preços permaneceram baixos.

A implementação total dessa decisão removeria até 5.500 toneladas do global previsto em 2022, disse Kazatomprom. A produção da empresa em 2022 agora deve ficar entre 22.000  e 22.500 toneladas. A empresa começará a trabalhar com parceiros, através de uma joint venture para avaliar o impacto e URANIOimplementar o plano em todas as minas de urânio do Cazaquistão.

Depois de reduzir o número de funcionários em suas minas entre abril e julho em resposta à pandemia do coronavírus, a Kazatomprom anunciou no início deste mês que planejava retornar os níveis de pessoal em suas minas de urânio ao normal por volta do final de agosto. A produção de urânio durante o primeiro semestre do ano teve uma queda de 3%. Os níveis de produção de urânio para o segundo semestre de 2020 serão “severamente afetados”, segundo a empresa, pelo desligamento de suas minas por um mês.

O CEO da Kazatomprom, Galymzhan Pirmatov, disse: “A decisão de manter a produção semelhante ano após ano e estender a redução da produção até 2022 é indicativa de um mercado global de urânio que ainda está se recuperando de um longo período de excesso de oferta.Simplesmente não estamos vendo os sinais do mercado e o suporte fundamental necessário para acelerar o desenvolvimento da mina em 2021 e levar nossos centros de produção de baixo custo de nível um de volta à capacidade total em 2022”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of