CENTRO DE PESQUISA RCGI QUER AMPLIAR INTERAÇÃO COM O SETOR DE ENERGIA EÓLICA

bruno_carmoO Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), situado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), recebeu a visita de uma comitiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) com o objetivo de estreitar os vínculos entre o Centro e a Associação. A ABEEólica reúne mais de 100 empresas da cadeia produtiva do setor eólico, onshore e offshore.

Há um interesse mútuo em incentivar o encontro entre pesquisadores e a indústria na solução de problemas tecnológicos”, relata o engenheiro Bruno Carmo, Vice-Diretor Científico do RCGI. “A ABEEólica pode atuar como um multiplicador de novas tecnologias desenvolvidas na USP junto a fornecedores, fabricantes e operadores”, acrescentou.

Carmo conta que a Associação já atuava em parceria com a universidade na área de transferência de tecnologia, mas essa foi a primeira visita presencial ao RCGI; até então só haviam se encontrado virtualmente, por meio de webinars. Uma das ideias em discussão é a organização de fóruns promovidos pela ABEEólica para apresentação de resultados de pesquisa na área de energia eólica. A associação ficaria encarregada de divulgar as pesquisas nos eventos e simpósios que ela já realiza. “Poderíamos participar dando palestras e discutindo resultados com pessoas do setor produtivo”, sugeriu Carmo.

Segundo o pesquisador, além de fazer a ponte entre a pesquisa e os fabricantes, a associação tem forte atuação na área de regulamentação de energia eólica offshore e do hidrogênio verde. “O RCGI pode fornecer subsídios à associação para acelerar a regulamentação da energia eólica, detalhando, por exemplo, o potencial energético e as tecnologias a serem utilizadas”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of