CERVERÓ ACUSA DILMA DE CONHECER DETALHES DE PASADENA E PROMETE DEVOLVER MAIS DE R$ 18 MILHÕES

cerveróO ex-diretor internacional da Petrobrás Nestor Cerveró abriu a artilharia contra a presidente afastada Dilma Rousseff em seus depoimentos à força-tarefa da Operação Lava Jato, a partir do acordo de delação premiada, e fez acusações de que ela sabia de todos os detalhes da negociação da refinaria de Pasadena, além de afirmar que ela deveria saber das propinas pagas a políticos do PT. As declarações dele foram tornadas públicas pelo ministro do STF Teori Zavascki, sendo que o acordo assinado por Cerveró prevê que ele devolva R$ 18,37 milhões ao Tesouro Nacional e à Petrobrás, além de deixar a prisão no próximo dia 24.

Os depoimentos foram prestados ainda em dezembro do ano passado e nos relatórios da investigação constam declarações do executivo de que “Dilma Rousseff acompanhava de perto os assuntos referentes à Petrobrás; que Dilma Rousseff, inclusive, tinha uma sala na sede da Petrobrás no Rio de Janeiro; que Dilma Rousseff frequentava constantemente a Petrobrás, usando essa sala, no Rio de Janeiro; Que Dilma Rousseff conhecia com detalhes os negócios da Petrobrás”, inclusive de Pasadena.

Apesar disso, ele não deu provas ou indicações efetivas de que ela esteve a par dos pagamentos de propinas, afirmando apenas que supunha haver o conhecimento dela neste quesito. “O declarante nunca tratou diretamente com Dilma Rousseff sobre o repasse de propina, seja para ela, seja para políticos, seja para o Partido dos Trabalhadores. Que o declarante não tem conhecimento de que Dilma Rousseff tenha solicitado, na Petrobrás, recursos para ela, para políticos ou para o Partido dos Trabalhadores”, indica outro trecho do documento.

Ele também faz acusações ao ex-senador Delcídio Amaral, afirmando que parte das propinas que recebeu foram repassadas a ele, assim como relatou uma pressão sofrida para auxiliar Delcídio na campanha para governador do Mato Grosso do Sul. Também houve acusações na delação em relação ao filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique Cardoso, que, segundo Cerveró, teria sido favorecido em contratos entre 1999 e 2000. No entanto, o filho de Fernando Henrique disse desconhecer as empresas mencionadas pelo ex-diretor da Petrobrás.

Cerveró agora terá que devolver a soma total de valores estipulada pela justiça, trazendo recursos do exterior e juntando com ações da Petrobrás que detém, além de dinheiro em contas nacionais e imóveis no Rio de Janeiro. Ele ficará ainda preso em regime domiciliar fechado diferenciado durante um ano e meio, em sua casa em Itaipava. A partir de então, ficará mais um ano em regime domiciliar semiaberto diferenciado. Já depois de 24 de dezembro de 2018, cumprirá regime aberto diferenciado.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Manuel AudazAndré Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
André
Visitante
André

Vamos ser menos tendenciosos, isso não ajuda as pessoas, hoje com a internet fica difícil manobrar, tenham responsabilidade e ética no que se propõem a fazer, pois isso não foi a único paragrafo que ele delatou, houve sobre o FHC, e muitos outros….Ninguém mais aguenta o PT, o mais estapafúrdio do que o PT e a tendenciosidade de boa parte das comunicações, vamos ser verdadeiros com o Brasil e seu povo, não temos representatividade…Coloquem por favor meus cometários…..

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

André,

Não entendi sua abordagem em matérias do gênero serem mais ou menos tendenciosas.
Num ponto concordo com vc. Ninguém aguenta mais o PT. Não só o PT mas, nossa justiça ou injustiça eleitoral e os demais partidos.
A grande reforma do estado, está no fundo de uma gaveta. Por tanto, acho que matérias que apontam o que muitos ainda duvidam, devam ser exaustivamente publicadas sim. Se não temos representatividade, encaro isso como reflexo da nossa passividade e desprovimento de nacionalismo.
Os leitores, tem que tomar conhecimento dessa lama que nos cerca e nos imobiliza!
Lama esta, produzida por nós.