CESSÃO ONEROSA PASSOU A MARCA DE 1 MILHÃO DE BARRIS PRODUZIDOS POR DIA EM NOVEMBRO
A produção na Cessão Onerosa alcançou um volume médio de 1,003 milhão de barris de óleo equivalente por dia no mês de novembro. Essa foi a primeira vez que os campos da área atingiram o patamar acima de 1 milhão de barris diários. Com esse volume, a Cessão Onerosa alcançou uma parcela de 27,05% do total nacional no mês (3,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia). Foi o maior percentual de participação na produção nacional já registrado pelos campos da região.
Os campos da Cessão Onerosa que produzem atualmente são Búzios, Atapu, Sul de Tupi e Sépia. Búzios produziu 738,8 mil barris de óleo equivalente por dia em novembro. Já Atapu registrou 157,7 mil barris de óleo equivalente por dia. Por fim, Sul de Tupi e Sépia produziram 93,8 mil barris de óleo equivalente por dia e 43,4 mil barris de óleo equivalente por dia, respectivamente.
A Cessão Onerosa é um regime de contratação direta de áreas específicas de petróleo da União para a Petrobrás. Em 2010, a estatal ganhou o direito de extrair até cinco bilhões de barris de óleo equivalente de áreas não concedidas localizadas no pré-sal. Com a constatação da existência de volumes totais de petróleo recuperável acima desses cinco bilhões de barris em quatro campos petrolíferos (Búzios, Atapu, Itapu e Sépia), foi decidido que os volumes excedentes seriam licitados. A Primeira Rodada da Cessão Onerosa ocorreu em 2019, quando foram arrematados os excedentes de Búzios e Itapu. Já a Segunda Rodada, na qual serão ofertados os direitos para Sépia e Atapu, acontecerá amanhã (17).
Deixe seu comentário