CHÁVEZ AFIRMA QUE PDVSA VAI FICAR NA RNEST

De acordo com o porta-voz da presidência da República, Rodrigo Baena, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ligou para a presidente Dilma Roussef na semana passada para falar sobre a negociação entre a Petrobrás e a PDVSA na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

O líder venezuelano disse que a petroleira de seu país já apresentou as garantias à Petrobrás para que terminasse o impasse em torno do acordo formado em 2005 e até agora sem desfecho.

Apesar de já estar em construção desde 2007, com 35% do projeto pronto, a Refinaria Abreu e Lima ainda não recebeu nenhum aporte da PDVSA. Todos os R$ 9 bilhões que já foram empregados saíram da Petrobrás, que havia dado agosto deste ano como prazo final para a empresa venezuelana se posicionar, mas acabou estendendo essa data outra vez.

“O prazo que estávamos prevendo era 15 de agosto para uma decisão final”, disse o diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, em coletiva dada recentemente, mas a empresa não atendeu à data. Neste momento, mesmo com o presidente Hugo Chávez tendo dito que as garantias foram oferecidas, o BNDES ainda precisa aprová-las para que seja selado o acordo e os aportes, relativos a 40% do empreendimento, sejam empregados até novembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of