CHEVRON É NOTIFICADA PELO TRF E VAI TENTAR CASSAR LIMINAR DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

A Chevron confirmou ter sido notificada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que determinou a suspensão das atividades de produção e transporte de petróleo no Brasil em até 30 dias, e afirmou que não vai desistir de lutar na justiça para continuar operando no país.

“A empresa está buscando todos os meios legais à sua disposição para cassar a liminar e demonstrar que, em todas as ocasiões, agiu de forma diligente e apropriada”, afirmou a empresa em nota.

Caso a ordem não seja cumprida pela Chevron e pela Transocean, que também foi alvo da ação, a multa diária estipulada pela justiça é de R$ 500 milhões.

De acordo com o juiz federal Ricardo Perlingeiro, que julgou a ação, ficou “clara a incapacidade técnica” das empresas americanas para conter o derramamento. Ele afirma ainda que o valor da multa foi fixado de acordo com o pedido do Ministério Público Federal (MPF), baseando-se “na dimensão dos danos ambientais deflagrados e com a finalidade de garantir o cumprimento da providência emergencial ordenada”.

Já a Chevron afirma que “o monitoramento contínuo da área mostra que não houve impacto ambiental à vida marinha ou à saúde humana. Nenhum óleo atingiu a costa brasileira e não há qualquer informação de que alguém tenha se ferido como consequência do incidente”.

A operadora americana, que trocou de comando no país recentemente – com a volta de George Buck (foto) para os EUA -, informou também que já pagou a multa de R$ 35,1 milhões à ANP, dando fim ao processo administrativo aberto pela agência, mas ressalta que “irá implementar melhorias de processo desenvolvidas a partir das lições aprendidas com o incidente”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of