CHINA E TURQUIA FECHAM ACORDOS DE COOPERAÇÃO NA ÁREA NUCLEAR

Berat Albayrak e Wang YiA Turquia está ampliando seus projetos no segmento nuclear, com suas duas primeiras usinas já em fase de projeto e construção, e a China também quer uma fatia desse mercado, para variar. A reunião do G-20, que acontece na cidade chinesa de Hangzhou, serviu de palco para três acordos entre os dois países, focados na cooperação em atividades nucleares, incluindo energia, segurança e saúde.

Os acordos foram assinados pelo ministro de energia da Turquia, Berat Albayrak, e pelo ministro das relações exteriores da China, Wang Yi, tendo como entidades principais envolvidas na parceria a Autoridade Turca de Energia Atômica (Taek, na sigla em inglês) e a Administração Nacional de Segurança Nuclear da China (NNSAC, na sigla em inglês).

A Turquia já tem um acordo com a Rússia para a construção de sua primeira usina nuclear, no sul do país, enquanto uma segunda será construída por um consórcio franco-japonês, ao norte. Uma terceira está em avaliação e a China quer ser a responsável por ela.

Além disso, a Turquia hoje já é o terceiro maior parceiro comercial da China no mundo, perdendo apenas para Rússia e Alemanha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of