CIENTISTAS ESPECIALISTAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS SUGEREM AMPLIAÇÃO DA FONTE NUCLEAR

James HansesQuatro especialistas em mudanças climáticas apresentaram na 21ª Conferencia do Clima (COP21), em Paris, a expansão das atividades energéticas nucleares como solução para mitigar os avanços do aquecimento global. James Hansen (foto), Tom Wigley, Ken Caldeira e Kerry Emanuel afirmaram aos líderes mundiais que a fonte deve ser incentivada como vem sendo feito com as fontes renováveis.

De acordo com eles, é preciso criar uma estratégia que combine todas as opções de energia limpa e sustentável. A constatação foi feita a partir de observações das últimas pesquisas de clima, incluindo aumentos do nível do mar, acidificação dos oceanos, entre outros fenômenos, de acordo com os pesquisadores.

O professor Hansen é da Universidade de Columbia e alerta para o ponto perigoso em que nos encontramos. Segundo ele, alguns impactos do aquecimento global podem ser irreversíveis, como o aumento do nível do mar por conta do derretimento das calotas polares e a dizimação em massa de determinadas espécies. Um dado utilizado por ele foi elaborado pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas, que aponta para a extinção de um quarto das espécies do planeta até o final do século se o aquecimento global não for contido.

Ken Caldeira hoje defende a expansão das atividades nucleares, mas o cientista já foi um forte opositor dessas ideias. De acordo com o pesquisador do Instituto Carnegie, a fonte nuclear é a única tecnologia capaz de fornecer a energia livre de carbono na escala exigida pela civilização moderna.

A COP 21 vai até sexta-feira (11), com pesquisadores, empresários, chefes de Estado, especialistas e sociedade civil debatendo o clima mundial e como podemos evitar possíveis catástrofes causadas pelo aquecimento global.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of