COM ATRASO NO CRONOGRAMA, PETROBRÁS FAZ PRIMEIRA PERFURAÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS NO CEARÁ

O estado do Ceará anunciou sua entrada na exploração de petróleo e gás em águas profundas. Com o foco do pré-sal estabelecido sobre o eixo Rio – Santos, as águas profundas da Bacia do Ceará tiveram sua primeira perfuração de poços a 1.400 metros da lâmina d’agua. A sonda Ocean Courage SS-75 da Petrobrás começou a operar em um poço exploratório a 76 quilômetros de Paracuru, no litoral do Estado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro), Orismar Holanda, perfurações de grandes profundidades estavam previstas há tempos, mas vinham sendo adiadas por conta de questões ambientais. Orismar disse ainda que uma reunião do sindicato com o governador do estado, Cid Gomes, em que foi citada a necessidade de investimentos da estatal, facilitou o início das operações.

Já a Petrobrás, que está com o cronograma atrasado para a Bacia do Ceará, afirmou que o início da exploração estava agendado para outubro do ano passado para quatro poços, que foram adquiridos pela estatal na terceira rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Com os estudos de sísmica já feitos, o que impediu o início das operações como previsto foi apenas a licença ambiental.

Não existem indícios de camada pré-sal na região onde está sendo feita a perfuração. Para Orismar Holanda, apesar de pouca chance, não se deve descartar a possibilidade de existência da camada no local. Se for confirmada, a economia do Ceará seria mudada, segundo o gestor, já que aumentaria a viabilidade econômica do projeto trazendo mais dinheiro para o estado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of