COMEÇA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE WAIVER DE LIBRA

anpO conteúdo local está mais uma vez em risco. Começou a audiência pública que vai analisar o pedido de waiver (perdão pelo descumprimento) do conteúdo local de Libra, no pré-sal dá Bacia de Santos. A Petrobrás vem tentando enviar a construção para o exterior e pediu isenção de 100% do conteúdo local. A ANP é quem dá a palavra final, mas houve um período de consulta pública iniciado em 9 de fevereiro e nesta terça (18) ocorre a audiência, para que todas as partes interessadas possam ouvir.

O diretor da ANP José Gutman abriu o evento, falando sobre a importância do debate e ressaltou o papel dá agência, que pretende maximizar o conteúdo local no Brasil.  “É bom que haja o debate. (…) Na parte de fornecedores, usando exemplos que o próprio Velloso (presidente da Abimaq) já colocou, se o empresário fechar a fábrica e for pro Paraguai, acabou o conteúdo local. Do outro lado, se as companhias de petróleo estão discutindo, é porque querem investir aqui. Porque a partir do momento em que desistirem daqui e forem para o Golfo do México ou outro local, também acabou o conteúdo local”, afirmou Gutman.

O diretor geral do órgão, Décio Oddone, não está presente entre os coordenadores dá audiência. De acordo com a ANP, houve 27 manifestações recebidas ao longo do período de consulta pública e agora haverá o debate dos defensores e críticos. Uma das apresentações mais esperadas é a do Sinaval, que representa os estaleiros brasileiros e afirma que as empresas não foram ouvidas para fazer cotações, de modo que o preço mais alto alegado pela Petrobrás, de 40% a mais para se contratar no Brasil, não teria fundamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of