CONGRESSO PROMOVIDO PELA ABESCO DISCUTIRÁ VANTAGENS DO INVESTIMENTO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Rodrigo AguiarNos dias 21 e 22 de julho, o 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética discutirá, em São Paulo, a vantagem da eficiência energética em comparação com as fontes primárias de insumos energéticos do país. O evento será organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO).

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adriano Pires, palestrante do 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, a vantagem da eficiência energética em comparação com as fontes primárias de insumos energéticos do país, que perde muito com o incentivo inadequado à diversificação da matriz, é clara. “O sistema de incentivos equivocado do modelo regulatório do setor elétrico brasileiro já mostra que o resultado é um sistema caro, não necessariamente mais limpo, e incapaz de garantir a segurança no fornecimento”.

No entendimento do professor, como política de desenvolvimento, a intensificação do incentivo às demais fontes energéticas representaria uma mudança no viés imediatista do governo atual para a prioridade ao planejamento de longo prazo. “Mais do que associar o termo ao racionamento de energia, a Eficiência Energética precisa ser encarada como política de competitividade, complementariedade e aumento da segurança no sistema elétrico”.

Para Rodrigo Aguiar (foto), presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), esse cenário se consolida ao mesmo tempo em que as ESCOs (empresas de serviço de conservação de energia, registradas e certificadas pelo QualiEsco, da ABESCO) se organizam e demonstram a viabilidade de ampliação de novos programas, enfrentando a resistência em apoiar efetivamente as ações como alternativa de retomada do crescimento do país.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of