CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ELETROBRÁS DECIDE NA SEXTA-FEIRA SE CONSÓRCIO VENCEDOR DA LICITAÇÃO DE ANGRA 3 FARÁ A OBRA

angra-3-300x185A próxima sexta-feira (26) pode ser um dia especial para a retomada das obras da Usina Nuclear Angra 3. Será nesta data que o Conselho de Administração da Eletrobrás vai decidir, finalmente, se aprova ou não o consórcio  liderado pela empresa Ferreira Guedes. Para lembrar, o grupo formado por Ferreira GuedesMatricial e Adtranz foi habilitado tecnicamente pela Eletronuclear para realizar as obras relativas à licitação do Caminho Crítico da usina. Como se sabe, as três companhias apresentaram a melhor oferta na concorrência, que teve o resultado divulgado no final do mês de julho. Depois, o processo passou para a fase de apresentação de recursos – etapa concluída em agosto. Em seguida, o consórcio foi submetido e aprovado na avaliação de compliance no mês de setembro e aguarda agora a palavra final da Eletrobrás.

O Plano de Aceleração do Caminho Crítico engloba uma parte das obras de Angra 3, como a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3. Além disso, será feita uma parte importante da montagem eletromecânica, que inclui o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste dolimp semipórtico.

Paralelamente, a Eletrobrás estima contratar até meados de 2022 o EPCista que será responsável pela continuidade das obras globais de Angra 3. A companhia, que até o final do terceiro trimestre havia investido R$ 758 milhões na central, deverá acelerar os montantes aplicados ainda este ano com mais R$ 857 milhões por meio de um aumento de capital sob a sigla AFAC. Essa contratação virá por meio da Eletrobrás, até porque a empresa ainda deverá manter mais de 50% da Eletronuclear.

A empresa espera pela definição tarifa definitiva com base nos estudos do BNDES que devem ser concluídos no final deste ano ainda. Esses estudos passarão ainda pela análise da Eletronuclear e do MME para então resultar na tarifa,conforme deliberação do CNPE.  A Eletrobrás  admite que o processo tem sido lento, pois depende não apenas da companhia e sim de juízes, porque essas ações foram dadas em garantia em processos na Justiça.

O Presidente da Eletrobrás, Rodrigo Limp (foto à direita), disse: “Temos participações em diversas empresas pequenas e até grandes fatias e que existem há muitos anos.  Para alienarmos essas ações primeiro precisamos desbloqueá-las e esse é o trabalho que estamos fazendo há 2 anos em que entramos com petições em todo o país pedindo a substituição”. Se a empresa conseguir esse desbloqueio pode ser que haja a venda dessas participações. Contudo, algumas dessas ações podem não ser colocadas ao mercado por se tratar de core business da Eletrobrás, entre elas, as de transmissoras.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of