CONSÓRCIO DE LIBRA CONCLUI NOVA PERFURAÇÃO E ENCONTRA MAIOR COLUNA DE ÓLEO JÁ DESCOBERTA NA REGIÃO

libraEm tempos difíceis, novas projeções animam a indústria e o pré-sal vem assumindo a esperança de retomada do mercado para os próximos anos. Nesta semana, o Consórcio de Libra conclui a perfuração e a avaliação do poço 3-RJS-741, localizado na área noroeste do bloco, e confirmou a descoberta de óleo de qualidade elevada (28º API) em reservatórios de excelente produtividade, segundo a Petrobrás. O poço contém a maior coluna de óleo já encontrada pelo consórcio, com 301 metros de espessura, e apresenta qualidade semelhante à encontrada nos demais poços da região, o que aponta para uma possível conexão entre eles.

A área, conhecida também como NW5, é localizada a 8 km do poço descobridor e a 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, na Bacia de Santos. Com a nova perfuração, o grupo de empresas liderado pela Petrobrás (40%), junto à Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%) avança normalmente no cronograma previsto no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), aprovado no final do último mês junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21), mesmo dia em que a estatal anunciou o maior prejuízo de sua história, com R$ 34,8 bilhões negativos. Apesar dos impactos nas finanças, a exploração do pré-sal deve continuar no foco dos investimentos da empresa e o cenário não deixa de ser otimista para o futuro. Até o momento, foram concluídas as perfurações de seis poços em Libra, sendo que o sétimo (3-RJS-742) já se encontra em perfuração.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of