CONSÓRCIO DE LIBRA ESTUDA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO COM MAIOR CAPACIDADE

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – LEO_0135-copy-300x277

As previsões grandiosas para o campo de Libra já estão levando ao estudo de novas estruturas de produção para a área do pré-sal. O gerente executivo da Petrobrás Carlos Tadeu da Costa Fraga, responsável pelas operações da estatal nos blocos do pré-sal, afirmou que um dos pontos da agenda de discussões do consórcio operador de Libra é a utilização de unidades de produção com maior capacidade.

“Até a utilização de sistemas de coleta com maior diâmetro está na agenda”, afirmou, em almoço-palestra durante a Rio Oil & Gas 2014.

Tadeu detalhou no evento as inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas na exploração do pré-sal, destacando que a Petrobrás já conseguiu ótimos resultados em termos de economia de tempo, reduzindo, desde 2010, em 60% o tempo gasto para perfurar e em 65% o tempo para completar um poço na região. Ele ressaltou ainda que, em junho, pela primeira vez a companhia conseguiu perfurar e completar um poço em menos de 100 dias. Foram necessários exatos 92 dias para a tarefa.

Uma das iniciativas que teve sucesso, segundo Tadeu, foi a completação inteligente de um poço. Dessa maneira, há uma redução da necessidade de tempo alocado da sonda, permitindo a utilização de embarcações de menor porte e menor custo durante o processo. O fruto disso já está no planejamento da companhia, que prevê fazer mais de 200 completações inteligentes de poços até 2019.

No plano da Petrobrás, o pré-sal, que já representa mais de 20% de sua produção no Brasil, deverá responder por 52% do óleo extraído pela empresa em 2018. Para manter esse nível de crescimento, várias novas tecnologias estão sendo estudadas.

PERFURAÇÃO A LASER E NANOTECNOLOGIA

Dentre os destaques das inovações que estão em desenvolvimento, a perfuração a laser é uma possibilidade em vista no cenário futuro.

“Já conseguimos enxergar um projeto conceitual sendo desenvolvido. Quem sabe não conseguimos, a médio-longo prazo, usar isso para reduzir o tempo de perfuração?”, questionou.

Outras tecnologias em estudo ou já em aplicação nos projetos do pré-sal apontadas pelo executivo foram o uso mais intensivo de sísmica com acompanhamento em tempo real; a busca por uma nova geração de membranas de separação de CO2, que tenham mais durabilidade; o uso de separadores supersônicos com capacidade para separar também CO2; a ampliação do processamento submarino; e o uso mais extensivo da nanotecnologia, tanto para o monitoramento sísmico quanto para a linha de materiais.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antonio Correia de Araújo Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio Correia de Araújo Filho
Visitante
Antonio Correia de Araújo Filho

Prezados Senhores.
Estou apresentado os meus serviços profissionais, para área de Projetos ou Obras.
Sou Especialista Técnico de Estruturas Metálico Sênior, meus últimos trabalhos foram voltados às áreas Industriais, Celuloses, Petroquímicas, Petrobrás, Naval, Convencionais e Espaciais.
Desenvolvo Projetos dos tipos Básicos, Detalhamento para fabricação, Verificação e Analise de projetos,
Fiscalização em Obras e acompanhamento de fabricação.
Envio meus e-mail’s ancorafi@terra.com.br ou ancorafi.projetos@hotmail.com, para fazer parte de seu banco de dados e me coloco à disposição para uma entrevista pessoal.
Atenciosamente.
Antonio Araújo.