CONSTRUÇÃO DA MAIOR USINA SOLAR DO RIO GRANDE DO NORTE REÚNE TRÊS GIGANTES NORUEGUESAS: SCATEC, EQUINOR E HYDRO REIN

SCARTECA empresa norueguesa Scatec ASA, uma das líderes em soluções de energia renovável com investimentos em quatro continentes, está iniciando a construção, em conjunto com parceiros, do Projeto Solar Mendubim, no Rio Grande do Norte. É a maior usina solar do estado e um dos maiores empreendimentos globais da empresa, com 531 MW de capacidade instalada. Mendubim é o segundo projeto da Scatec no Brasil. A empresa está presente desde 2017 no Projeto Apodi (162 MW), que já está em operação no Ceará. O novo projeto está sendo realizado em parceria com a Equinor ASA e a Hydro Rein. As empresas assinaram um PPA (Power Purchase Agreement) em dólar por  20 anos, com a Alunorte, um dos principais fornecedores mundiais de alumina para a indústria de alumínio. O projeto vai fornecer cerca de 60% da energia gerada. O volume restante será vendido no mercado livre de energia. Os parceiros estão agora iniciando a compra dos principais equipamentos e atividades para início daSOLAR construção no local.

O investimento total estimado é de US$ 430 milhões a serem financiados por um mix de dívida e capital próprio dos parceiros. O fechamento financeiro e o primeiro desembolso do financiamento estão previstos para o final deste ano. “Este investimento é um marco importante para cumprir nossa estratégia e fortalecer nossa posição em um importante mercado de crescimento de energia renovável com parceiros fortes, incluindo Equinor e Hydro Rein. Espera-se que o mercado de energia solar no Brasil acelere ainda mais e estamos satisfeitos em avançar com este projeto que produzirá energia equivalente o consumo de 620 mil residências no Brasil”, disse o CEO da Scatec, Terje Pilskog (foto principal).

GIRARDOTTodos os três parceiros têm uma participação igual de 33,3% no projeto e fornecerão conjuntamente serviços de Engenharia, Aquisição e Construção. A Scatec prestará serviços de Operação e Manutenção, bem como serviços de Gestão de Ativos para as usinas, juntamente com parceiros. O diretor da Hydro Rein, Olivier Girardot (foto à esquerda), disse: “O Brasil está liderando o caminho dentro da energia solar na América Latina, e estamos muito satisfeitos em participar desse desenvolvimento junto com a Equinor e a Scatec. Mendubim permite uma maior descarbonização da Alunorte, que é fundamental para atingir a meta da Hydro de uma redução de 30% de CO2 até 2030“.

 A construção vai gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos ao longo do período, com prioridade para contratação de mão deDEBORA obra local.  Considerado um dos estados do Brasil com maior incidência solar devido à sua proximidade com o Equador, o Rio Grande do Norte tem grande potencial para geração de energia renovável. “Acreditamos no potencial da energia renovável no Brasil, e estamos trabalhando para aumentar nossa presença no país, diversificando nossos investimentos e fornecendo soluções competitivas para o mercado corporativo de PPA. Temos certeza de que o investimento da Scatec em energia limpa e renovável contribuirá significativamente para o desenvolvimento de nossos clientes na indústria e o progresso do país“, disse a Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Scatec no Brasil, Deborah Canongia (foto à direita).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of