CONSTRUÇÕES DE OLEODUTOS E GASODUTOS ESTÃO ESTREMECENDO A RELAÇÃO CANADÁ-ESTADOS UNIDOS

4d4dd4Não anda nada confortável o clima entre o governo do presidente americano Joe Binden e o o governo do Primeiro Ministro Canadense  Justin Trudeau. O motivo principal é a insegurança jurídica causada pelos investimentos canadenses na construção de oleodutos e gasodutos de empresas canadenses no território dos Estados Unidos. Meses depois que o presidente Joe Biden esnobou as autoridades canadenses cancelando o oleoduto Keystone XL, um confronto sobre um segundo oleoduto de petróleo bruto ameaça prejudicar ainda mais os laços entre os dois vizinhos.

A Linha 5 da empresa canadense  Enbridge, em Michigan, é outro ponto de tensão.   A governadora do Estado, Gretchen Whitmer(foto a direita), aliada de Binden,swswsws  ordenou o fechamento do oleoduto devido a preocupações com um possível vazamento no canal que conecta o Lago Huron e o Lago Michigan. A Enbridge está resistindo à ordem com o apoio das autoridades canadenses, que dizem que a Linha 5 é essencial para sua economia. Para driblar esta proibição, que se arrasta há meses, a Enbridge está construindo um túnel, 30 metros abaixo do lago, para lançar uma nova tubulação. Para lembrar,  a empresa canadense apresentou três alternativas  em um audiência pública e o Estado e a sociedade escolheram a tecnologia da empresa  brasileira Liderroll, usada tanto nos túneis do Gasduc III, como no Gastau. Hoje, esses túneis e os seus gasodutos pertencem foram vendidos pela Petrobrás à  NTS.

Lago de Michigan

Lago de Michigan

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, ordenou que a empresa canadense fechasse sua Linha 5,  uma peça-chave de uma rede de entrega de petróleo bruto dos campos de petróleo de Alberta para refinarias no meio-oeste dos EUA e no leste do Canadá. A decisão de Whitmer agradou tanto ambientalistas como as tribos que há muito consideram o oleoduto, que atinge 1.038 quilômetros ao norte de Wisconsin e Michigan, com risco de  vazamento que pode devastar dois Grandes Lagos. Uma seção de aproximadamente 6,4 quilômetros de comprimento cruza o fundo do Estreito de Mackinac, em Michigan, que conecta o Lago Michigan e o Lago Huron. A área é um destino turístico popular e várias tribos têm direitos de pesca comercial protegidos por tratados no estreito.

Mas com o prazo final de fechamento dado pela  governadora, que será  em 12 de maio,  se aproximando, as

Keystone XL suspenso por Binden

Keystone XL suspenso por Binden

autoridades canadenses estão fazendo fila para apoiar a Enbridge enquanto ela contesta a ordem no tribunal americano e diz que não vai cumprir. A empresa sediada em Calgary diz que Whitmer está extrapolando sua autoridade e que o oleoduto é sólido. Seamus O’Regan, ministro de recursos naturais do Canadá, disse que  “Nosso governo apoia a operação segura e contínua da Linha 5 de Enbridge. É uma parte vital da segurança energética canadense, e deixei bem claro que sua operação contínua não é negociável”. Um comitê canadense da Câmara dos Comuns alertou este mês sobre as terríveis consequências de um desligamento: perdas de empregos, escassez de combustível e pesadelos de tráfego quando 87 milhões de litros de petróleo transportados diariamente através da Linha 5 sejam transferidos para caminhões e vagões considerados mais suscetíveis a acidentes.

O cancelamento de Biden do Keystone XL, um oleoduto de 1.931 quilômetros, com origem nas areias petrolíferas de Alberta, continua sendo um ponto sensível no Canadá. Embora Trudeau se opusesse à medida, as autoridades de Alberta estão “extremamente desapontadas” por ele não estar tomando edededmedidas mais firmes, disse Sonya Savage, ministra da Energia na província que concentra a maior parte da produção de petróleo do Canadá. Agora vem a Linha 5, que poucos americanos fora da região dos Grandes Lagos conhecem.

“É uma tábua de salvação para o Canadá”, disse Mike Fernandez(foto a esquerda), vice-presidente sênior da Enbridge. A Enbridge e seus apoiadores na indústria e no trabalho dizem que o oleoduto também beneficia o meio-oeste dos Estados Unidos. Ele transporta óleo para combustível de aviação e gasolina, bem como líquidos de gás natural transformados em propano. A oposição aos oleodutos nos EUA endureceu, com lutas por Keystone, o polêmico Dakota Access Pipeline e Enbridge’s Line 3 em Minesota atraindo manifestantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of