CONSUMO DE GLP CRESCEU EM DOIS DÍGITOS EM MARÇO E ABRIL E GOVERNO MONITORA PREÇOS

gsdecozinhaA pandemia do coronavírus derrubou o consumo de derivados de petróleo, mas o GLP (gás de cozinha) foge à regra. A comercialização do combustível em botijões aumentou 23% em março deste ano ante o mesmo período de 2019; e 15% no mês de abril, usando a mesma base de comparação.

Com essa alta no consumo, o Ministério de Minas e Energia enxergou um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de botijões. Essa situação provocou a elevação dos preços do botijão em algumas revendas.

Como medida para conter esse aumento, sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), a ANP tem atuado em conjunto com os Procons estaduais para auxiliar na adoção de medidas e sanções estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor, bem como com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) diante de eventual prática abusiva”, explicou a pasta, em comunicado.

O ministério ainda declarou que acionou as secretarias estaduais do setor de energia para debater as possíveis respostas estruturadas contra o aumento abusivo dos preços do GLP. Por fim, o MME afirma que a situação do abastecimento está normalizada e espera que a competição entre as distribuidoras repasse ao consumidor final os reajustes feitos pela Petrobrás. No final de março, a estatal reduziu o valor do produto em 10%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of