FUP PRESSIONA PETROBRÁS PARA PARALISAR MAIS SETE PLATAFORMAS POR CAUSA DO CORONAVÍRUS

AQQAAA Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro-Norte Fluminense estão pressionando e vão solicitar a interdição de outras plataformas de produção de petróleo  em função do Coronavírus. Tudo isso devido os registros de novos casos confirmados em mais  sete plataformas da Petrobrás – P-26, P-50, P-18, P-35, P-20, P-33 e P-62. A solicitação será feita à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e à Vigilância Sanitária, a fim de evitar o crescimento do contágio. Segundo informações recebidas pelo canal de denúncias criado pelo Sindipetro-NF, diariamente de dois a três trabalhadores embarcados têm deixado seus postos de trabalho nas plataformas com sintomas da doença. Há relatos crescentes de trabalhadores com medo e psicologicamente abalados.

A Petrobrás ainda não confirmou. A empresa começou na semana passada o início de testes rápidos em trabalhadores que vão embarcar. A FUP e Sindipetro-NF apontam falhas nesse processo, sem especificar onde exatamente está a falha. Um comunicado da FUP diz que  “ O principal aeroporto de deslocamento dos petroleiros, Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, ainda não possui testagem, que vem acontecendo somente no aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E como várias unidades estão registrando casos suspeitos e confirmados da Covid-19, a testagem de quem desembarca, que deveria ser feita, não está ocorrendo, o que coloca em risco seus familiares na volta para a casa. Mesmo a locomoção dos funcionários está sendo feita de uma maneira irregular. Vans e helicópteros AQAQAAAseguem operando com a sua capacidade normal, gerando aglomerações.”

A FUP diz ainda que “Não há testes em refinarias, terminais, unidades de tratamento de gás e termelétricas. Ao todo, são milhares de trabalhadores próprios e terceirizados entrando e saindo dessas unidades sem um controle adequado do seu estado de saúde.” O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel,(FOTO) fala em  ‘greve sanitária:’   “De acordo com boletim divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME),  já foram confirmados 510 casos de Covid-19 entre trabalhadores da Petrobrás – mais que o dobro do registrado pelo mesmo boletim na semana anterior, de 236 casos. Há 1.301 casos suspeitos. A empresa não informou o número de óbitos, porém a FUP tem conhecimento de pelo menos quatro mortes de funcionários da petroleira por Covid-19.”  Já a ANP divulgou que há 625 os casos confirmados de Covid-19 entre os trabalhadores nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Ao todo já são 1.445 empregados do setor contaminados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of