CONTRATOS DO ATLÂNTICO SUL COM A TRANSPETRO CONTINUAM SUSPENSOS, MAS PODEM GANHAR MAIS TEMPO

Os contratos de construção de 16 navios petroleiros, sob responsabilidade do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no valor de R$ 5,3 bilhões, continuam suspensos até o dia 30 de agosto, conforme havia anunciado o presidente da Transpetro, Sérgio Machado (foto). No entanto, o executivo deixou claro que se for preciso, poderá estender em 30 ou 40 dias essa data limite.

Os contratos foram congelados no final de maio, após atrasos que chegaram a 20 meses e a saída da Samsung como parceira tecnológica do estaleiro. Agora o EAS tem um novo parceiro, o Ishikawajima, porém a Transpetro ainda não voltou atrás da decisão tomada em maio.

De acordo com Machado, foi assinado o contrato de assistência técnica com o EAS, mas ainda faltam outros dois itens: um plano de ação bem delineado e um cronograma realista com as condições do estaleiro, além da entrega de um projeto para os navios que atenda às especificações técnicas dos contratos.

Apesar dos atrasos, Sérgio Machado elogiou os navios já recebidos como sendo “de boa qualidade”, mas reconheceu a dificuldade de aquecer a indústria naval após anos sem grandes encomendas. Além do Zumbi dos Palmares, que já deveria ter sido entregue, a Transpetro espera receber os navios Rômulo de Almeida no fim deste ano e o José Alencar em 2013.

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