COP 25 IDENTIFICA QUE A ENERGIA NUCLEAR EVITA A EMISSÃO DE 2,5 MILHÕES DE TONELADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO POR ANO

AQQAAQAA importância vital das tecnologias nucleares foi foco de atenção em um evento paralelo organizado pela ONU, realizado hoje (3) como parte da conferência sobre mudanças climáticas da COP 25, em Madri. King Lee, diretor do Programa de Harmonia da Associação Nuclear Mundial, juntou-se aos representantes da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, da Organização Marítima Internacional e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual em um painel com perguntas de outras organizações da ONU. O painel discutiu impulsionar a inovação para a industrialização de baixo carbono para apoiar o alcance do nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. King  Lee deu ênfase à geração nuclear de energia e às novas tecnologias dizendo que “A energia nuclear é uma fonte de eletricidade de baixo carbono madura e comprovada, com um histórico de 60 anos no fornecimento de operação confiável e segura. A inovação e o desenvolvimento tecnológico contínuos permitirão aplicações ainda mais amplas, visando a descarbonização profunda das economias”. em todo o mundo e apoiando o desenvolvimento sustentável”.

A geração nuclear já é a maior fonte de eletricidade de baixo carbono nas economias avançadas atualmente. Em todo o mundo, a geração nuclear evita a emissão de mais de 2.500 milhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Tecnologias nucleares inovadoras ajudarão a liderar o caminho para uma profunda descarbonização. Pequenos reatores modulares ajudarão a levar eletricidade nuclear a comunidades remotas. Reatores de alta temperatura substituirão o uso de combustíveis fósseis para aquecimento industrial. O uso de reatores rápidos operados em um ciclo fechado de combustível aumentará a eficiência dos recursos de urânio.

As tecnologias nucleares  inovadoras, como as SMRs, complementariam os grandes reatores existentes para permitir a descarbonização profunda como parte da transição wswswspara a energia limpa. Hoje existem muitos exemplos de inovação na indústria nuclear que já estão abrindo o caminho a seguir. A primeira usina nuclear flutuante do mundo, Akademik Lomonosov, está pronta para ser iniciada até o final deste ano, fornecendo calor e energia combinados para comunidades remotas.

A fábrica de reatores refrigerados a gás de alta temperatura para demonstração da China está atualmente em construção e deve começar a gerar eletricidade no próximo ano. Com uma temperatura de projeto de até 750 graus, tem o potencial de substituir plantas fósseis para aplicação de calor industrial. Além de gerar calor de processo de alta temperatura, a energia nuclear pode fornecer aquecimento urbano. A Rússia, vários países do Leste Europeu, Suíça e Suécia já tiveram esquemas de aquecimento urbano a combustível nuclear. O primeiro projeto comercial de aquecimento nuclear da China começou no mês passado na usina nuclear de Haiyang, na província de Shandong. A energia nuclear também pode ser usada para gerar hidrogênio e criar combustível sintético.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of