COPEL COMEÇA OPERAÇÃO DE TESTES DOS CINCO PRIMEIROS AEROGERADORES DO PARQUE EÓLICO JANDAÍRA III

copelA Copel iniciou nesta semana a operação em teste dos cinco primeiros aerogeradores do parque eólico Jandaíra III, um dos quatro parques do complexo eólico que a Companhia está construindo nos municípios de Jandaíra e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. A potência total do empreendimento, que terá 26 aerogeradores, é de 90,1 megawatts – o suficiente para atender ao consumo de cerca de 250 mil pessoas. As cinco primeiras unidades geradoras somam 17,3 MW de capacidade instalada. Junto aos parques, foi instalada uma subestação de energia e uma linha de transmissão de 16 km que vão operar em 230 kV e escoar a energia elétrica gerada no Complexo para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A nova subestação já foi energizada e garante as condições necessárias para o início da operação em teste,  já autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os demais aerogeradores pertencentes ao Complexo entrarão em operação de forma escalonada até o final de 2022, mais de dois anos antes do início do prazo paracopel 1 entrega do suprimento contratado. O investimento previsto para o Complexo Eólico Jandaíra é de R$ 411 milhões e conta com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para aproximadamente 50% do investimento previsto.

A Copel vendeu no ACR 30% da energia a ser gerada pelo Complexo ao preço de R$ 98,00 o MWh no leilão de energia nova A-6, promovido no dia 18 de outubro de 2019 pela Aneel. Os contratos terão 20 anos de duração e o início do fornecimento está previsto para 2025. Os 70% restantes e a energia produzida antes de 2025 serão negociados no ACL pela Copel Mercado Livre.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of