CORTES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NÃO ESTÃO NOS PLANOS DA ARÁBIA SAUDITA

Adel al-JubeirA crise do preço do barril do petróleo tem como um dos principais motivos o excesso de produção de alguns países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Medidas para controlar as produções vêm sendo tomadas, mas o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir (foto), afirmou que cortes não estão nos planos do país.

Na última terça-feira, um acordo foi fechado entre a Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar para manter congelados os níveis de produção registrados em janeiro. Outros países da Opep agora vêm se juntando ao plano, como é o caso dos Emirados Árabes Unidos e Kuwait, que anunciaram apoio ao congelamento.

Este é o primeiro acordo nesse sentido assinado por países membros e não membros da Opep nos últimos 15 anos. O ministro de Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, também afirmou ver com bons olhos o entendimento entre os países, mas disse que ainda não planeja impor um limite em sua própria produção. Ele ainda destacou a condição especial do país, que volta agora ao mercado internacional após a retirada das sanções contra o país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of