DEMANDA GLOBAL POR GÁS NATURAL EM 2020 TERÁ O MAIOR DECLÍNIO ANUAL DA HISTÓRIA

Fatih BirolA demanda global por gás natural em 2020 vai caminhar para o seu maior declínio anual da história. A previsão é da Agência Internacional de Energia (AIE), que lançou um novo relatório nesta sobre o insumo. De acordo com a entidade, a demanda pelo combustível deve cair 4%, o equivalente a 150 bilhões de metros cúbicos. O tombo será duas vezes maior do que aquele vivenciado na crise financeira global de 2008. A previsão se baseia na combinação entre a crise dao Covid-19 e um inverno excepcionalmente ameno no hemisfério norte.

Até agora, o gás natural sofreu um impacto menos grave do que o petróleo e o carvão, mas está longe de estar imune à crise atual. O declínio recorde deste ano representa uma dramática mudança de circunstâncias para uma indústria que se acostumou a fortes aumentos na demanda ”, comentou o diretor executivo da AIE, Fatih Birol.

Ainda de acordo com a agência, o excesso de oferta global está pressionando os principais índices de gás natural para recordes negativos. O relatório aponta para uma recuperação em 2021, mas não garante um rápido retorno ao patamares vistos antes da crise desencadeada pelo coronavírus.

Espera-se que a demanda global de gás se recupere gradualmente nos próximos dois anos, mas isso não significa que voltará rapidamente aos negócios, como de costume“, disse Birol. “A crise do Covid-19 terá um impacto duradouro nos desenvolvimentos futuros do mercado, diminuindo as taxas de crescimento e aumentando as incertezas”, completou.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of