DEMANDA POR CARVÃO PODE CHEGAR A NOVE BILHÕES DE TONELADAS POR ANO EM 2019

Maria van der HoevenA demanda global por carvão pode chegar a nove bilhões de toneladas por ano até 2019, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE, na sigla em inglês). O dado consta no relatório de mercado de médio prazo de carvão, produzido anualmente pela agência. O maior consumidor mundial de carvão, a China, vem buscando frear seu consumo, no entanto, ainda será responsável por 60% do crescimento da demanda durante este período.

Além da China, os maiores responsáveis pelo crescimento da demanda por carvão serão a Índia, países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Turquia e outros países da Ásia. Na contramão vem Estados Unidos e Europa, que seguem baixando sua necessidade por carvão na sua matriz energética.

“Temos ouvido muitas promessas e políticas destinadas a mitigar a mudança climática, mas ao longo dos próximos cinco anos, eles na sua maioria não vão conseguir deter o crescimento da demanda por carvão”, afirmou a diretora executiva do AIE, Maria van der Hoeven (foto).

A executiva ainda destacou a importância do carvão para a garantia de acesso á energia em regiões que antes não tinham acesso e a segurança energética que ele transmite, no entanto, segundo ela, o modo de utilização do carvão atualmente é insustentável. Para que isso mude, deve ser desenvolvida uma tecnologia mais eficiente de captura e seqüestro de carbono.

Diversos países em um arco que vai da África do Sul até o Sudeste Asiático estão em fase final de instalação de novas usinas que utilizam de tecnologia ultrapassada para queima de carvão, o que significa que o carvão continuará sendo queimado de forma ineficiente por muitos anos ainda.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of