DEPOIS DE VENCER BATALHAS CONTRA GASODUTOS, INDÍGENAS AMERICANOS MIRAM AGORA IMPEDIR MINA DE LÍTIO

1Depois de liderarem protestos contra a construção de gasodutos e oleodutos que passariam por uma parte de suas terras, indígenas americanos, apoiados por ambientalistas, levantam agora uma nova bandeira: protestos contra a construção de uma mina de Lítio, em Thacker Pass, no centro-norte de Nevada, nos Estados Unidos. O Cacique Ray Bacagua, do Movimento Indígena Americano, discursou para um pequeno número de pessoas que protestaram em frente à escultura Believe, em frente à Prefeitura de Reno, em Nevada: “Estamos aqui para proteger Thacker Pass, aquela terra, em última análise, nossa mãe, nossa Mãe Terra. Somos ouvidos para nos levantar contra as grandes corporações que vão destruir nossaGTG mãe.”

Segundo os ambientalistas, a mina poderia prejudicar os membros da tribo de Fort McDermitt,  que seriam afetados. A  mina Thacker Pass se tornou um ponto de encontro para os direitos indígenas. Ela é uma propriedade da Lithium Nevada, que passou a sofrer processos  nos tribunais locais, que mostram uma tendência de apoiar causas indígenas.   A oposição aos gasodutos  galvanizou os povos indígenas nos Estados Unidos e também no Canadá. O movimento dos direitos indígenas se fortaleceu nesses dois países, inclusive com apoio do governo de Joe Binden.

WSWSWSQuando questionado sobre a necessidade da sociedade por minerais, especialmente para reduzir as emissões de carbono, Ray Bacagua disse que não se opõe à mineração e é realista em relação aos desafios da sociedade, mas “Os direitos indígenas não podem ser postos de lado no processo. Estamos no século 21, então todos estamos nos movendo com meios de transporte modernos. Todos nós estamos usando isso, então como podemos ter uma maneira mais segura?DEDDE Mas o conceito de energia limpa é mal interpretado. O atual governo está enganando a comunidade e o público sobre isso. Eles não estão dizendo a eles de onde vem o lítio. Por que eles precisam e como isso pode afetar o planeta. ”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of