DIFICULDADES PELA QUEDA DE DEMANDA DE COMBUSTÍVEL FAZ REFINARIA CENTENÁRIA DE HOUSTON DEMITIR FUNCIONÁRIOS

vfvfvORLANDO – Por Fabiana Rocha – A LyondellBasell Industries está planejando cortar 10% do seu pessoal em sua refinaria de petróleo em Houston por causa das perdas durante a pandemia de Covid-19.  As refinarias registraram grandes perdas este ano, à medida que as viagens aéreas e rodoviárias desabaram em meio a bloqueios generalizados e políticas de trabalho em casa para combater a disseminação do coronavírus. Os furacões que assustaram toda região também causaram prejuízos e necessidades de reparos e paradas para manutenção dos equipamentos. Várias refinarias americanas fecharam ou reduziram as suas operações este ano. Em agosto, a Marathon Petroleum disse que fecharia permanentemente duas unidades em resposta à menor demanda de combustível. A Calcasieu Refining desativou sua refinaria em  Louisiana, também  por razões econômicas.

A Lyondell emprega cerca de 800 trabalhadores em sua refinaria de Houston, no Texas, a capital do petróleo aqui nos Estados Unidos. Os cortes de empregos planejados não vão se aplicar aos trabalhadores da refinaria que são cobertos por um contrato sindical, o que proíbe as demissões. Em uma carta aos funcionários, o gerente da refinaria Greg Nevermann disse que antes de impor demissões involuntárias, a empresa ofereceria pacotes de aposentadoria zazazaaprimorados para funcionários elegíveis e ofereceria realocações para outras localidades da fabricante de produtos químicos.

A taxa de utilização da refinaria está dentro de duas a quatro semanas ruins após atingir o recorde de baixa de 66,7%. As margens da gasolina ameaçam ficar negativas e deixar o preço do barril  abaixo do custo do petróleo usado para produzi-la. Os dirigentes da empresa acreditam que em função da queda na demanda e o aumento na capacidade de refino da indústria,  as perspectivas para a refinaria permanecerão desafiadoras nos próximos anos. A não ser que haja uma boa recuperação.

O corte de custos da Lyondell, incluindo o corte de viagens e consultores externos e adiamento da manutenção não relacionada à segurança, não conseguirá reduzir as perdas.  Em julho, a  Lyondell disse que a refinaria perdeu US$ 107 milhões nos primeiros seis meses deste ano antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Durante o mesmo período de 2019, registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização para o negócio de refino de US$ 81 milhões. A refinaria, fundada em  1918 produz opera com mais de 260 mil barris diariamente fornecendo matérias-primas para suas unidades petroquímicas, atualmente seu principal negócio desde as dificuldades financeiras que passou em 2012.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of