ELETROBRÁS NÃO VAI PARTICIPAR DO PRÓXIMO LEILÃO DE TRANSMISSÃO

Linha de transmissãoApesar de ser a maior investidora em energia elétrica no Brasil, a Eletrobrás vai ficar de fora do próximo leilão de transmissão do país, marcado para esta sexta-feira (9), como já confirmou a empresa. A alegação é que a carteira de projetos do grupo continua “muito carregada”, o que suaviza a realidade complicada que vem se abatendo sobre a estatal. Em 2013, ela já havia tido um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões e apenas no terceiro trimestre de 2014 (o dado mais recente) teve uma perda líquida de R$ 2,7 bilhões.

A falta de chuvas e o acionamento contínuo das térmicas, aliados às medidas tomadas pelo governo para renovar as concessões, tentando forçar os preços cobrados aos consumidores para baixo, foram alguns dos fatores que levaram à fragilização da Eletrobrás e agora ela precisa ser bastante seletiva com seus futuros investimentos, para que possa honrá-los de fato.

Assim como acontece com a Petrobrás, a estatal de energia elétrica também passará por um ano de muitos esforços para reduzir custos e manter as finanças o mais controladas possível.

Alguns projetos de transmissão de subsidiárias da Eletrobrás, como da Chesf e da Eletronorte, vêm acumulando atrasos, de modo que a participação nesse certame seria um fator complicado.

O leilão da Aneel contará com 905 quilômetros de linhas de transmissão ofertadas, com investimentos de aproximadamente 1,7 bilhão de reais e receita anual permitida máxima da ordem de 204,3 milhões de reais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of