ELETROBRÁS, SIEMENS ENERGY E CEPEL SE UNEM PARA DESENVOLVEREM O CICLO TECNOLÓGICO COMPLETO DO HIDROGÊNIO VERDE

1580840829615A Eletrobrás, a Siemens Energy e o Cepel se uniram para realizarem estudos para obtenção do domínio do ciclo tecnológico completo do hidrogênio verde (H2) no Brasil, desde sua produção até o consumo, em dimensão de uma planta de produção piloto escalável. A planta permitirá expansões futuras e atividades complementares. A partir dos resultados dos estudos, as empresas envolvidas poderão avançar para a implantação de uma usina de produção de H2 em escala comercial, que produzirá hidrogênio com pegada de carbono zero. A assinatura de um memorando entre as empresas já foi feita.

Em um comunicado, a Eletrobrás diz que “tem o crescimento de forma sustentável entre suas diretrizes estratégicas e, neste sentido, tem interesse em avaliar as variáveis críticas para o domínio do ciclo tecnológico do H2.” O Cepel, braço tecnológico da Eletrobrás, estuda a produção de hidrogênio através do processo de eletrólise há duas décadas e vem atuando nos aprofundamentos de pesquisas para avanços práticos no domínio deste modelo de negócio. Nos últimos dez anos, a Siemens Energy tem desenvolvido eletrolisadores baseados na tecnologia PEM (sigla para membrana de troca de prótons, em inglês), a tecnologia mais moderna e ecológica para a produção de hidrogênio verde. Um grande marco foi o lançamento do eletrolisador Silyzer 300, da ordem de 17 MW, há três anos: “A Siemens Energy está constantemente trabalhando em aumentar sua eficiência e capacidade instalada, sendo que uma nova geração tem sido lançada a cada quatro ou cinco anos, com aumento em dez vezes na vazão de H2 produzido”, informou a empresa.

O diretor de Transmissão da Eletrobrás, Marcio Szechtman (foto principal), disse: “A Eletrobrás tem interesse na avaliação do ingresso no setor comercialsxsxsxs adjacente de produção de hidrogênio. Para tanto, pretende desenvolver e implantar um projeto para a utilização de hidrogênio verde no Brasil, que deverá contribuir para a avaliação deste novo campo potencial de negócios, proporcionando condições e conhecimentos para a inserção da Eletrobrás no domínio do ciclo tecnológico do hidrogênio verde”.

Já para o líder  de New Energy Business para a América Latina da Siemens Energy, Andreas Eisfelder (foto à direita),  lembrou que o Brasil é hub de hidrogênio verde da companhia para a América Latina, e que apoiar a Eletrobrás tecnologicamente nesse projeto inovador é profundamente estratégico. “Com a Eletrobrás e o Cepel, temos dois parceiros ideais para desenvolver a integração da nossa tecnologia dentro do marco regulatório zazazazbrasileiro, preparando soluções aplicáveis para o mercado nacional”. Para lembrar, o Petronotícias entrevistou nesta semana o diretor-geral da Siemens Energy no Brasil, André Clark, que afirmou que a empresa iria anunciar em breve novos projetos envolvendo hidrogênio no país.

As pesquisas com hidrogênio apontam este gás como o vetor energético da economia do futuro, alinhado com o atual cenário energético-ambiental caracterizado pela necessidade de descarbonização. O hidrogênio é um dos sete temas prioritários de pesquisa e desenvolvimento, de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Sobre o novo acordo, o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro (foto à esquerda), declarou: “Esperamos que esta atuação conjunta contribua para que o Brasil se afirme como um grande produtor mundial de hidrogênio verde e para a descarbonização do setor elétrico de uma forma geral. Potencial para isso nós temos, à medida que o combustível é produzido a partir da eletrólise da água mediante a utilização de energia elétrica obtida de fontes renováveis, como hidráulica, solar e eólica.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of