ELETRONUCLEAR COMEÇA A TRANSFERIR COMBUSTÍVEIS USADOS PARA NOVA UNIDADE DE ARMAZENAMENTO

Unidade de Armazenamento a Seco

Unidade de Armazenamento a Seco terá inicialmente 15 módulos

Um novo marco para a indústria nuclear brasileira. A Eletronuclear começou a transferência de combustíveis usados de Angra 2 para a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS). A empresa conseguiu na última semana as duas últimas licenças ambientais necessárias para começar a atividade – o aval dado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente na última quinta-feira (1º) e o sinal verde da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na quarta-feira (31).

A transferência deverá ser concluída ao longo dos próximos meses. O início desta etapa é considerado um feito importante para a geração nuclear brasileira, pois garante a continuidade da operação das usinas Angra 1 e Angra 2. A UAS vai armazenar os combustíveis usados das duas plantas, que até agora estão sendo guardados em piscinas localizadas dentro da central nuclear.

Leonam dos Santos GuimarãesComo a capacidade máxima da piscina de Angra 2 chegará ao limite primeiro, a Eletronuclear decidiu começar a transferência dos combustíveis dessa usina. Já movimentação em Angra 1 está marcada para novembro. “A unidade [UAS] é eficiente e totalmente segura. O tempo para construí-la foi exíguo, mas trabalhamos com dedicação, superamos as dificuldades impostas pela pandemia e conseguimos concluir a obra dentro do prazo”, ressaltou o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães.

No começo de sua atividade, a UAS contará com 15 módulos. Esse número poderá ser expandido até 72 unidades, dando capacidade para armazenar combustível usado até 2045. A tecnologia de armazenamento a seco é amplamente utilizada em todo o mundo. Somente nos Estados Unidos, há cerca de 80 instalações em operação similares à UAS. A Eletronuclear produziu um vídeo que detalha como será o processo de transferência do material:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of