EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO OFFSHORE NA FRONTEIRA ENTRE O LÍBANO E A SÍRIA CRIA NOVA TENSÃO NA REGIÃO

WSWSWSWSSWDA tensão piora e ganha sinais de uma nova crise na fronteira entre o Líbano e a Síria, depois que o governo sírio assinou um contrato com uma empresa russa para exploração de petróleo no Mediterrâneo. O nome da empresa russa ainda não foi divulgado oficialmente. O bloco a ser explorado se cruza com áreas marítimas libanesas para exploração de energia ao longo da fronteira norte. O Líbano traçou o mapa dos blocos marítimos para exploração de petróleo e gás em suas águas econômicas há vários anos. O mapa destacou uma disputa de fronteira com Israel no Sul, antes de Damasco concluir seu próprio plano de exploração de energia no Mediterrâneo, mostrando uma interseção com o mapa libanês.

No início deste mês, a Síria assinou um contrato concedendo a uma empresa russa o direito exclusivo de explorar petróleo no Bloco offshore nº 1 na zona econômica exclusiva da Síria no Mar Mediterrâneo, ao largo da costa de Tartous Governorate, até o Fronteiras marítimas sírio-libanesas, em uma área de 2.250 quilômetros quadrados. As autoridades libanesas não reagiram à assinatura do contrato, embora o bloco definido para exploração se sobreponha às áreas libanesas nº 1 e 2 e resulte em uma clara disputa de fronteira. Fontes diplomáticas libanesas disseram que a questão nunca foi levantada no Ministério das Relações Exteriores nem uma decisão foi tomada para tratar da Síria sobre o assunto. Mas há uma forte tensão na região.

A área disputada variava entre 750 e 1.000 quilômetros quadrados, Até agora,  as autoridades libanesas não tomaram nenhuma ação efetiva desde o anúncio da Síria da assinatura de um  acordo com uma empresa russa.  A área de fronteira marítima com a Síria tem sido um ponto de discórdia desde 2011. O Líbano designou unilateralmente o ponto de fronteira nº 6 em um documento oficial apresentado às Nações Unidas em 2010, corrigiu-o novamente em 2011 fixando o ponto nº 7 e posteriormente relatado para a ONU. Damasco se opôs à demarcação unilateral do Líbano de sua zona econômica exclusiva no norte, enviando uma carta de protesto às Nações Unidas em 2014.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of