ELETRONUCLEAR E ROSATOM ASSINAM EM VIENA UM AMPLO MEMORANDO DE COOPERAÇÃO PARA O SETOR NUCLEAR NO BRASIL

E_vk22rXsAQhSEwA estatal russa ROSATOM e a Eletronuclear assinaram um memorando de entendimento (MoU) durante a realização da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que está sendo realizada em Viena, na Áustria. O memorando prevê o desenvolvimento da cooperação na área nuclear. Na verdade, as duas empresas buscam estabelecer um novo acordo, assim como o anterior, não exclusivo, para troca de informações entre as empresas. Entretanto, o escopo do novo MoU é mais amplo, abrangendo temas como: novos projetos de usinas nucleares de larga escala; pequenos reatores modulares terrestres e flutuantes; soluções para as etapas iniciais e finais do ciclo de combustível nuclear e tratamento de combustível nuclear usado; desenvolvimento do ciclo do combustível nuclear avançado/inovador; reciclagem de materiais nucleares; suporte no ciclo de vida de novas usinas, incluindo operação, manutenção e descomissionamento; extensão da vida útil; desenvolvimento de  economia do hidrogênio; melhores práticas de gestão de P&D+I no setor nuclear, bem como metodologia para aceleração e implementação de projetos de desenvolvimento tecnológico; e melhores práticas em conscientização e opinião pública.

Kirill Komarov, primeiro-diretor-geral-adjunto e diretor da Unidade de Desenvolvimento e Negócios Internacionais, assinou o memorando pela Rosatom. Para ele, “O Brasil é um dos principais parceiros da ROSATOM na América Latina em várias áreas, principalmente no campo da medicina nuclear. Estou certo de que a assinatura do memorando nos ajudará a abrir uma nova etapa de fecunda cooperação bilateral, visto que o país tem trilhado um caminho para ampliar a participação da geração nuclear no balanço energético nacional

Há também vistas para o reprocessamento de materiais nucleares, o fechamento do ciclo de combustível nuclear e a gestão de resíduos radioativos, além da implementação de projetos conjuntos na área de educação e treinamento, do aumento da aceitação pública da energia nuclear e outras frentes. Por parte da Eletronuclear, quem assinou o memorando  foi o próprio presidente da empresa, Leonam dos Santos Guimarães: Para a Eletronuclear, esse instrumento de cooperação mútua assinado com a Rosatom, representa uma excelente oportunidade na expansão futura de nossos negócios, e em especial, no atendimento à necessidade de expansão da geração nucleoelétrica em nosso país.”

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of