ELETRONUCLEAR LANÇA MANUAL DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO PARA CASOS DE EMERGÊNCIA

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – 

A Eletronuclear está empenhada em melhorar a comunicação com o público brasileiro, no intuito de diminuir as resistências que se opõem à energia nuclear no país, e lançou um novo manual para auxiliar seus funcionários e executivos nesta questão. Intitulado “Comunicação com o público em uma emergência nuclear ou radiológica”, a publicação foi lançada nesta quarta (24), durante o IV Seminário Internacional de Energia Nuclear, no Rio de Janeiro.

O texto de orientação é uma tradução do manual desenvolvido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), e faz parte da campanha da Eletronuclear para reconquistar a confiança abalada após o acidente de Fukushima.

Segundo o manual, depois do acidente, várias pesquisas de opinião apontaram a diminuição da aceitação pública da energia nuclear, não só no Japão, mas em todo mundo.

“Paradoxalmente, é nas comunidades mais próximas das usinas nucleares que se encontram os mais altos níveis de aceitação, o que pode ser explicado pela convivência e conhecimento cotidiano, que fazem com que a percepção dos riscos seja mais realista”, afirma o texto.

De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental e comunicação da Eletronuclear, Paulo Gonçalves (foto), o objetivo do manual é aproximar a companhia do público e facilitar o entendimento da população em relação às questões da energia nuclear.

“É importante que as informações sejam passadas de forma transparente para o público, sem que haja muitos termos técnicos dificultando o entendimento. Hoje, os níveis de segurança da energia nuclear são muito altos, mas é necessário que as dúvidas sejam respondidas de forma simples e clara, para não gerar uma dificuldade de compreensão ou uma resistência da população”, afirmou.

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