ELEVAÇÃO DE IMPOSTOS NA GASOLINA TRARÁ RISCOS DE DESABASTECIMENTO DE GLP, ALERTA PETROBRÁS

gasolinaO presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, disse nesta sexta-feira (17) que um eventual aumento de imposto da gasolina, proposto por representantes do setor de etanol, poderia trazer riscos de desabastecimento de GLP (gás de cozinha) no Brasil. A declaração foi feita durante entrevista coletiva online, no início desta tarde.

Incentivando o etanol, nós teremos que reduzir a produção de gasolina mais do que já reduzimos [em virtude da crise causada pela pandemia]. GLP e gasolina são produzidos na mesma unidade de craqueamento. Quase que em proporções fixas”, explicou o executivo. “Ao reduzir a produção de gasolina, teremos uma redução adicional na produção de GLP”, acrescentou.

Castello Branco também explicou que caso haja redução na produção do GLP, isso obrigaria a Petrobrás a aumentar ainda mais suas importações do produto. Contudo, o presidente ressaltou que existe uma limitação na capacidade de compra do gás de cozinha do exterior, o que “significaria o risco de desabastecimento do mercado brasileiro”. O executivo lembrou que a estatal já importou recentemente 350 mil toneladas de GLP em abril, o suficiente para atender a demanda do país neste mês e no próximo.

A proposta de aumento da Cide na gasolina foi feita pela Unica, que representa os produtores de etanol. A entidade pediu ao governo um aumento do imposto por litro de gasolina A (gasolina pura) dos atuais R$ 0,10 para R$ 0,50. “O que eu fiz foi pedir que os proponentes dessa medida reflitam sobre as consequências para o Brasil e para os consumidores. Não pensem apenas neles próprios”, disse Castello Branco.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of