PETROLEIROS FAZEM GREVE DE 24 HORAS CONTRA LEILÃO DO PRÉ-SAL

No mesmo dia em que comemora 60 anos de existência, a Petrobrás vê seus funcionários iniciarem uma greve de 24 horas nesta quinta-feira (3). Os trabalhadores da estatal cruzaram os braços como forma de protesto contra os leilões de petróleo e gás, em especial o leilão do Campo de Libra, que será realizado no próximo dia 21.

Os petroleiros também são contrários ao projeto de lei 4330/04, que regulamenta a terceirização dos contratos de trabalho, e reclamam sobre o impasse nas negociações do acordo coletivo 2013/2014. O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes, afirmou que “essa é uma greve de advertência”.

Segundo o sindicalista, a interrupção não vai afetar a atividade operacional da Petrobrás. “A produção não foi paralisada. Mas, se houver problema em algum equipamento, não faremos a manutenção”, explicou. Funcionários dos setores de exploração e produção, refino e logística em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande Norte, Paraná e Santa Catarina paralisaram suas atividades.

Na próxima semana, o conselho deliberativo da FUP vai se reunir para debater a possibilidade de uma nova paralisação no dia 17, quatro dias antes da 1ª rodada do pré-sal. Nessa reunião, os sindicalistas irão avaliar os avanços nas negociações sobre o acordo coletivo 2013/2014, cuja data-base da categoria é 1º de setembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of