EM VIAGEM AO SURINAME, BOLSONARO DIZ QUE PETROBRÁS PODE EXPLORAR PETRÓLEO NO PAÍS VIZINHO

bento-bolsoDurante sua tradicional live semanal, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a possibilidade de a Petrobrás explorar os recursos de petróleo e gás da costa do Suriname. Como noticiamos, o presidente fez uma viagem à capital surinamesa Paramaribo em busca de fortalecer a cooperação econômica com o país vizinho.

O presidente do Suriname [Chandrikapersad Santokhi] falou que gostaria de dar prioridade, preferência, para nós entrarmos nessa exploração, via Petrobrás”, disse Bolsonaro. O presidente brasileiro estava acompanhado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Em complemento à fala de Bolsonaro, o ministro também falou sobre outras possibilidades de cooperação entre Brasil e Suriname na área de óleo e gás. “Nós temos hoje no Brasil 85 empresas de petróleo e gás. Não só a Petrobrás, mas essas outras empresas estão prontas a vir ao Suriname e à Guiana, porque temos muitas possibilidades”, disse.

Durante a visita ao Suriname, Bolsonaro e Santokhi assinaram uma declaração conjunta que aborda a cooperação em diversos setores, como comércio, agricultura, defesa, entre outras. O texto fala ainda sobre potenciais parcerias em óleo e gás, destacando sobretudo a troca de experiências em matéria regulatória no setor de petróleo e gás, inclusive em regulamentação de conteúdo local.

Bolsonaro iria hoje (21) à Guiana. Contudo, a viagem foi cancelada devido ao falecimento de sua mãe, Olinda Bolsonaro, de 94 anos. O presidente irá participar do velório e do enterro de sua mãe, que irá ocorrer em Eldorado (SP).

Veja abaixo o trecho da declaração conjunta de Brasil e Suriname que trata da cooperação em óleo e gás. A íntegra da declaração pode ser lida neste link.

fpso“Analisar as possibilidades, à luz do desenvolvimento da indústria de petróleo e gás offshore no Suriname, de cooperação relacionada à construção de capacidade técnica e institucional, ao desenvolvimento de conteúdo local e a energias renováveis, bem como de oferta de possíveis serviços relacionados ao setor energético ao Brasil, respondendo às necessidades dos estados da Região Norte do país.

Intensificar, doravante, o intercâmbio de informações sobre os respectivos planos nacionais de energia, a troca de experiências em matéria regulatória no setor de petróleo e gás, inclusive em regulamentação de conteúdo local, bem como a colaboração na prevenção de acidentes por derramamento de petróleo.

Ressaltar a importância da colaboração no campo da interconexão elétrica entre Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, e incentivar o Banco Interamericano de Desenvolvimento a prosseguir com a nova fase dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado em 2019 por aquela Instituição e as empresas de energia dos países interessados”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of