PRUMO LOGÍSTICA COMPRA 20% DAS AÇÕES DA ALEMÃ OILTANKING E ASSUME CONTROLE TOTAL DA AÇU PETRÓLEO

tadeuA Prumo Logística, empresa controlada pelo EIG Global Energy Partners, responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, adquiriu os 20% de participação detidos pela companhia alemã Oiltanking e passará a controlar 100% da Açu Petróleo. Formada em 2016, a Açu Petróleo é a proprietária do único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo em águas abrigadas com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). O ativo possui localização privilegiada, próxima aos principais campos produtores de petróleo das bacias de Campos e de Santos, região onde a produção oriunda do pré-sal é predominante. A transação está em linha com a estratégia da Prumo de alocação de capital em ativos de importância estratégica para o desenvolvimento do Porto do Açu que possuam alto potencial de crescimento e de geração de valor. A Oiltanking manterá sua contribuição ao projeto atuando como provedor estratégico de serviços de operação e manutenção de longo prazo do terminal, área onde é reconhecida internacionalmente por sua expertise.

Como parte da transação, a Açu Petróleo executou a captação de títulos de dívida no exterior no valor de US$ 600 milhões, com taxa de juros de 7.50% a.a.e prazo deport açu pagamento até 2035. Além da aquisição dos 20% detidos pela Oiltanking na subsidiária, os recursos obtidos com a emissão do bond serão utilizados para quitação da linha de financiamento existente, distribuição entre os acionistas e outros usos. O movimento faz parte do planejamento estratégico do Grupo Prumo, cuja visão de longo prazo tem como um dos pilares a expansão e diversificação das atividades da Açu Petróleo. Em apenas cinco anos desde o início de suas operações, o terminal já se tornou responsável pela movimentação de cerca de 30% das exportações brasileiras de petróleo. Com o crescimento esperado na produção de petróleo, notadamente nos blocos do pré-sal, e o consequente aumento das exportações, a Açu Petróleo apresenta elevado potencial de crescimento,  por suas características únicas do terminal, como a localização, o calado e a capacidade operacional já instalada.

Tadeu Fraga (foto principal), CEO do Grupo Prumo, disse que a Açu Petróleo é uma empresa que apresenta sólida governança, com um time de executivos e de conselheiros de elevada reputação e comprovada competência. “A decisão de aquisição integral da companhia demonstra o quanto acreditamos na robustez do negócio e na qualidade da equipe e dos ativos, e evidencia a nossa prioridade em apoiar ainda mais esse crescimento, de forma sustentável. Esse é mais um passo na consolidação do Açu como um dos mais importantes complexos porto-indústria da América Latina”, afirmou o executivo.

Com 25 metros de profundidade e moderna infraestrutura, o terminal está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Além de atender às operadoras em suas exportações, a Açu Petróleo já vem também atuando fortemente nas operações de apoio à cabotagem para alimentação das refinarias ao longo da costa brasileira. O terminal da Açu Petróleo está instalado no Porto do Açu, no norte fluminense. É um dos maiores e mais importantes complexos de energia e infraestrutura em operação no país, com área de 130km², sendo 90km² dedicados ao desenvolvimento industrial. Suportada por sólidos princípios de proteção ambiental, desenvolvimento social e governança, a estratégia de desenvolvimento do complexo contempla a expansão das vocações naturais associadas aos setores de petróleo e gás e mineração, bem como o desenvolvimento industrial alavancado pela oferta de gás no porto e projetos associados a novas energias.

victor-bomfimA Açu Petróleo já atende a todas as operadoras que atuam no Brasil e que realizam exportações no país, tendo mostrado um crescimento médio anual da ordem de 50% em volumes movimentados desde o início das operações, fruto do aumento das exportações brasileiras de petróleo e dos diferenciais de segurança e proteção do meio ambiente que as operações em terminais abrigados e modernos como o nosso propiciam”, disse o CEO da Açu Petróleo, Victor Snabaitis Bomfim (foto à esquerda). “O terminal da Açu Petróleo tem se mostrado como a principal solução logística para movimentação de petróleo no Brasil, por ser o único com capacidade disponível e também por poder receber navios da classe VLCC, que armazenam até 2 milhões de barris de óleo cru cada”, completou.

Em operação desde 2014, o Açu possui o terceiro maior terminal de movimentação de minério de ferro do Brasil, ergue o maior parque de geração de energia a partir de gás natural da América Latina, com um terminal de GNL e uma termoelétrica de 1,3 GW já em operação, e uma segunda termoelétrica de 1,7 GW em início de construção. Abriga também a maior base de apoio logístico offshore e duas das maiores fábricas de dutos flexíveis para escoamento de petróleo e gás do mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of