ENEVA INAUGUROU UNIDADE DE TRATAMENTO DE GÁS DO CAMPO DE AZULÃO, NO AMAZONAS

Lino CançadoA Eneva inaugurou hoje (27) a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) Azulão, que faz parte do projeto integrado Azulão-Jaguatirica, na cidade de Silves, no interior do Amazonas. Esta é a primeira área produtora de gás na Bacia do Amazonas. Azulão foi descoberto pela Petrobrás na década de 90 e declarado comercial em 2004, mas nunca havia produzido. A Eneva comprou o ativo da estatal brasileira no final de 2017.

Desde então, a empresa desenhou e implementou o Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica, que aproveita o gás natural do campo para a geração de energia na termelétrica de Jaquatirica II. A usina será responsável por cerca de 70% do consumo de energia elétrica de Roraima, onde está localizada. O investimento total no projeto integrado foi de R$ 1,8 bilhão. A usina deve entrar em operação comercial ainda neste ano.

Campo de Azulão

Campo de Azulão

As reservas de gás natural e as usinas termoelétricas da Eneva garantem confiabilidade ao sistema de energia elétrica brasileiro. No interior do país, nossos projetos estão substituindo o consumo de óleos combustíveis e diesel importados pelo GNL nacional, trazendo desenvolvimento regional e contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa”, disse o diretor de Operações da Eneva, Lino Cançado, durante o evento de lançamento da UTG.

O campo de Azulão detém uma reserva certificada (2P – provadas e prováveis) de aproximadamente 6,3 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Desse total, cerca de 3,6 bilhões de metros cúbicos estão comprometidos com Jaguatirica. Recentemente, a Eneva começou uma nova campanha exploratória no Amazonas, visando buscar mais gás natural e aumentar suas reservas.

O gás extraído de Azulão passa pelo processo de liquefação e é transportado em carretas com isotanques até Boa Vista (RR). Na capital, o gás é regaseificado e utilizado para acionar as turbinas da termelétrica de Jaguatirica II.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of