ESTUDO DA FIRJAN APONTA PARA RETOMADA EM PERFURAÇÃO DE NOVOS POÇOS JÁ EM 2021

eugenioA atividade exploratória em águas fluminenses deve experimentar uma retomada a partir do próximo ano, em blocos leiloados pelo governo a partir de 2017. A previsão consta no novo Anuário do Petróleo do Rio 2020, publicado esta semana pela Firjan.

De acordo com o documento, estão previstos 8 novos poços para 2020 em áreas leiloadas entre a 14ª e 16ª Rodadas. Esse nível de atividade menor, contudo, será deixado para trás logo em 2021, quando a federação calcula um total de 49 novos poços sendo perfurados nos blocos arrematados durante estes leilões. O anuário vê ainda um pico na atividade exploratória em 2023 – ao todo, serão 59 poços perfurados durante aquele ano.

A Firjan também fez uma estimativa para perfuração de novos poços em áreas do pré-sal, leiloadas entre as 2ª e 6ª Rodadas de Partilha. Para 2021, a instituição prevê 15 novos poços. Esse mesmo número de perfurações deve se repetir também em 2022, de acordo com o estudo. “Esse é um mercado que vive ciclos mais curtos, exigindo respostas mais rápidas. O Anuário traz informações que auxiliam o mercado a enfrentar os novos desafios”, comentou o presidente da federação, Eduardo Eugenio.

O anuário traz ainda outros dados, como a previsão de investimentos de cerca de R$ 2 bilhões no segmento de abastecimento até 2024; e arrecadação de R$ 300 milhões em ICMS por cada sistema que entrar em produção a partir da internalização do Repetro Industrialização.

O documento aponta para um aumento da produção fluminense de óleo, que alcançou a marca de 81% do total nacional em julho de 2020. Além disso, no ano passado, o Rio de Janeiro obteve o índice de 45% dos empregos na cadeia fornecedora de petróleo. O estudo pode ser lido na íntegra neste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of